LEVANTAMENTO E FLUTUAÇÃO POPULACIONAL DE CALLIPHORIDAE, EM CRIAÇÃO DE BOVINOS LEITEIROS, NO SUL DO RIO GRANDE DO SUL, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v11i3.5100Palavras-chave:
Bovinocultura, armadilha, comportamento, Chrysomya megacephala.Resumo
Este estudo teve o objetivo de fornecer informações sobre o comportamento de califorídeos em local de criação de gado leiteiro, no Sul do Rio Grande do Sul. O trabalho foi realizado no Centro Agropecuário da Palma, pertencente à Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Para a captura dos califorídeos, utilizaram-se duas armadilhas do tipo WOT (Wind Oriented Trap), sendo estas iscadas com 250 g de fígado bovino em decomposição. As armadilhas foram expostas a cinquenta metros do local de ordenha durante sete dias por mês, entre os dias 10 e 20, e os espécimes capturados foram retirados das armadilhas e levados para o Laboratório de Biologia de Insetos para triagem, contagem e identificação. Durante o período de março de 2007 a fevereiro de 2008, capturaram-se 7.225 califorídeos, sendo Chrysomya megacephala a predominante, com 3.307 espécimens (45,78%). No que diz respeito à distribuição mensal dos califorídeos encontrados em criação de bovinos leiteiros, no sul do Rio Grande do Sul, constata-se que, nos doze meses de coleta, houve uma variação mensal no número de espécies, sendo capturadas Chrysomya albiceps (2.445), Chrysomya putoria (90), Lucilia cuprina (118), Lucilia eximia (1.033), Lucilia sericata (41), Sarconesia chlorogaster (73), Calliphora lopesi (113), Hemilucilia semidiaphara (5).PALAVRAS-CHAVES: Armadilha, bovinocultura, Chrysomya megacephala, comportamento.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2010-10-01
Como Citar
PINTO, D. M.; BERNARDI, E.; FELCHICHER, F.; COSTA, J. H. da; ZIMMER, C. R.; RIBEIRO, P. B. LEVANTAMENTO E FLUTUAÇÃO POPULACIONAL DE CALLIPHORIDAE, EM CRIAÇÃO DE BOVINOS LEITEIROS, NO SUL DO RIO GRANDE DO SUL, BRASIL. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 11, n. 3, p. 561–569, 2010. DOI: 10.5216/cab.v11i3.5100. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/5100. Acesso em: 24 nov. 2024.
Edição
Seção
Medicina Veterinária
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).