EFEITO DA IDADE SOBRE AS PERDAS ENDÓGENAS E METABÓLICAS DE FRANGOS DE CORTE INDUSTRIAL E CAIPIRA
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v12i1.5096Palavras-chave:
aves em jejum, método de coleta total, energia fecal metabólica, energia urinária endógena.Resumo
O objetivo deste estudo foi determinar as perdas endógenas e metabólicas em frangos de corte industrial e caipira em diferentes idades. No primeiro experimento, utilizaram-se 140 pintos de corte industrial, distribuídos num delineamento inteiramente casualizado, com quatro tratamentos e cinco repetições. No segundo experimento, foram utilizadas 120 aves de sexo misto, da linhagem caipira Embrapa 041, submetidos a três tratamentos e cinco repetições distribuídas num mesmo delineamento. Em ambos os experimentos os tratamentos tiveram como parâmetro as idades médias das aves. Para o experimento 1 as idades foram 5, 15, 25 e 35 dias de nascimento; para o experimento 2 as idades médias adotadas foram 15, 45 e 75 dias de nascimento. O período experimental foi de 72 horas de jejum, sendo as primeiras 24 horas para limpeza do trato digestivo e as últimas 48 horas de coleta total das perdas endógenas e metabólicas. Foram determinados os teores de matéria seca, nitrogênio e energia bruta das perdas endógenas e metabólicas das aves. Ao se relacionarem as perdas, por ave e peso da ave, diferentes interpretações foram obtidas para a mesma variável. As equações obtidas para os frangos industrial e caipira revelaram que essas aves tiveram comportamentos diferentes na excreção fecal metabólica e urinária endógena. As perdas diminuíram com o avanço da idade.PALAVRAS-CHAVES: Aves em jejum, método de coleta total, energia fecal metabólica, energia urinária endógena.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-03-31
Como Citar
SILVA, E. P. da; RABELLO, C. B.-V.; LIMA, M. B. de; LIMA, S. B. P. de; LIMA, R. B.; LIMA, T. S. de. EFEITO DA IDADE SOBRE AS PERDAS ENDÓGENAS E METABÓLICAS DE FRANGOS DE CORTE INDUSTRIAL E CAIPIRA. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 12, n. 1, p. 37–47, 2011. DOI: 10.5216/cab.v12i1.5096. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/5096. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
Produção Animal
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).