EFEITO DO PREBIÓTICO E DO ÁCIDO BUTÍRICO IN OVO SOBRE O DESEMPENHO, DIGESTIBILDADE DOS NUTRIENTES DA RAÇÃO E BIOMETRIA DO TRATO GASTRINTESTINAL DE PINTOS SUBMETIDOS AO JEJUM
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v11i4.5088Palavras-chave:
acido orgânico, digestibilidade, desempenho, pinto de corte, MOS, ovoResumo
Desenvolveram-se dois experimentos para avaliar o desempenho, a digestibilidade de nutrientes da ração e a biometria de órgãos do trato gastrintestinal de pintos, oriundos de ovos inoculados com prebiótico ou ácido orgânico, submetidos a jejum hídrico e alimentar. Os ovos férteis foram inoculados com uma solução contendo prebiótico (experimento I) ou água (grupo placebo), no saco alantoide aos dezesseis dias de incubação. No experimento II, os ovos embrionados foram inoculados com água (placebo) ou ácido orgânico (butirato de sódio). Depois da eclosão, selecionaram-se duzentos pintos pelo peso, sendo distribuídos de acordo com os tratamentos em baterias. O delineamento foi em blocos casualizados, em esquema fatorial 2x2 (inóculos x períodos de jejum), totalizando quatro tratamentos e dez repetições. Os períodos de jejum estudados foram de oito (grupo-controle) e 36 horas após a eclosão. O prebiótico inoculado reduziu o ganho de peso (P<0,05) e não afetou a digestibilidade e a biometria dos órgãos. A inoculação in ovo não prejudicou o peso inicial dos pintos e não houve interação entre o inóculo e o período de jejum. A inoculação com ácido orgânico não afetou o desempenho das aves e a digestibilidade dos nutrientes, mas aumentou a biometria intestinal (P<0,05). A suplementação de prebiótico ou butirato de sódio não melhorou o desempenho dos pintos até os dez dias de idade, tampouco a digestibilidade dos nutrientes da ração, independentemente se submetidos ou não ao jejum inicial. Porém, o butirato de sódio favoreceu o desenvolvimento intestinal.PALAVRAS-CHAVES: Ácido orgânico, digestibilidade de nutrientes, ovos, pinto de corte, manano.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2010-12-21
Como Citar
LEANDRO, N. S. M.; OLIVEIRA, A. S. C. de; CAFÉ, M. B.; GONZALES, E.; STRINGHINI, J. H.; ANDRADE, M. A. EFEITO DO PREBIÓTICO E DO ÁCIDO BUTÍRICO IN OVO SOBRE O DESEMPENHO, DIGESTIBILDADE DOS NUTRIENTES DA RAÇÃO E BIOMETRIA DO TRATO GASTRINTESTINAL DE PINTOS SUBMETIDOS AO JEJUM. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 11, n. 4, p. 806–816, 2010. DOI: 10.5216/cab.v11i4.5088. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/5088. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
Produção Animal
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).