Valores hematológicos de lobinhos (cerdocyon thous) do pantanal, mato grosso do sul, brasil naturalmente infectados e não infectados por trypanosoma cruzi e t. Evansi
DOI:
https://doi.org/10.1590/1089-6891v20e-50604Resumo
O objetivo do trabalho foi avaliar a influência do sexo, da sazonalidade e de infecções por Trypanosoma cruzi e Trypanosoma evansi nos valores hematológicos de lobinhos (Cerdocyon thous) que habitam o Pantanal Sul-Mato-Grossense. Entre novembro de 2015 e outubro de 2016, foram amostrados 48 lobinhos. Os valores hematológicos mensurados foram as contagens de eritrócitos e leucócitos, volume globular e volume corpuscular médio. Consideramos como parasitados os animais positivos para T.cruzi e T. evansi em qualquer um dos testes diagnósticos utilizados. Observamos que sete (14.5%) lobinhos encontraram-se parasitados somente por T.cruzi, sete por T. evansi, e nove (19%) estavam coinfectados. Os animais parasitados por T.cruzi mostraram um aumento significativo das contagens de leucócitos (14.7 x 103) em relação aos animais não parasitados (10.4 x 103), parasitados por T. evansi (12.4 x 103) e coinfectados (12.9 x 103). Observamos diferença significativa em relação aos valores médios de eritrócitos e volume corpuscular médio entre os períodos de cheia e seca: 2.6 x 106 e 165, e 3.4 x 106 e 132, respectivamente. Todos apresentaram macrocitose não confirmada morfologicamente.
Palavras-chave: lobinho, hematologia, silvestres, Trypanosoma
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Ciência Animal Brasileira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).