VALORES HEMATOLÓGICOS DE LOBINHOS (Cerdocyon thous) DO PANTANAL, MATO GROSSO DO SUL, BRASIL NATURALMENTE INFECTADOS E NÃO INFECTADOS POR Trypanosoma cruzi e T. evansi

Autores

Resumo

O objetivo do trabalho foi avaliar a influência do sexo, da sazonalidade e de infecções por Trypanosoma cruzi e Trypanosoma evansi nos valores hematológicos de lobinhos (Cerdocyon thous) que habitam o Pantanal Sul-Mato-Grossense. Entre novembro de 2015 e outubro de 2016, foram amostrados 48 lobinhos. Os valores hematológicos mensurados foram as contagens de eritrócitos e leucócitos, volume globular e volume corpuscular médio. Consideramos como parasitados os animais positivos para T.cruzi e T. evansi em qualquer um dos testes diagnósticos utilizados. Observamos que sete (14.5%) lobinhos encontraram-se parasitados somente por T.cruzi, sete por T. evansi, e nove (19%) estavam coinfectados. Os animais parasitados por T.cruzi mostraram um aumento significativo das contagens de leucócitos (14.7 x 103) em relação aos animais não parasitados (10.4 x 103), parasitados por T. evansi (12.4 x 103) e coinfectados (12.9 x 103). Observamos diferença significativa em relação aos valores médios de eritrócitos e volume corpuscular médio entre os períodos de cheia e seca: 2.6 x 106 e 165, e 3.4 x 106 e 132, respectivamente. Todos apresentaram macrocitose não confirmada morfologicamente.
Palavras-chave: lobinho, hematologia, silvestres, Trypanosoma

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wesley Arruda Gimenes Nantes, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

Mestrando em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária (bolsista CAPES) na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e graduado em Ciências Biológicas (Bacharel) pela mesma instituição. Fez estágio por dois anos no Biotério da UCDB como bolsista. Participou de dois ciclos PIBIC como voluntário e um ciclo PIBIC como bolsista UCDB (em projeto com extração de odores florais de palmeiras nativas da região de Mato Grosso do Sul). Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Utilização dos Animais.

Downloads

Publicado

2019-04-26

Como Citar

MARTINS SANTOS, F.; CARVALHO DE MACEDO, G.; TEIXEIRA GOMES BARRETO, W.; ARRUDA GIMENES NANTES, W.; OLIVEIRA DE ASSIS, W.; MIRAGLIA HERRERA, H. VALORES HEMATOLÓGICOS DE LOBINHOS (Cerdocyon thous) DO PANTANAL, MATO GROSSO DO SUL, BRASIL NATURALMENTE INFECTADOS E NÃO INFECTADOS POR Trypanosoma cruzi e T. evansi. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 20, p. 1–11, 2019. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/50604. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

MEDICINA VETERINÁRIA