Mortalidade embrionária e qualidade do pinto ao nascer oriundo de ovo de casca vítrea de matriz pesada (gallus gallus)
DOI:
https://doi.org/10.1590/1089-6891v20e-49586Resumo
Ovos de casca vítrea apresentam em suas superfícies pontos com coloração cinza claro de vários diâmetros, que ficam mais visíveis com o decorrer do período de armazenagem. Objetivou-se no trabalho, avaliar a fase de mortalidade embrionária, peso do ovo durante o período de incubação, intervalo de tempo de nascimento e a qualidade dos pintos ao nascerem oriundos de ovos de casca vítrea. A pesquisa foi dividida em duas partes. Na primeira parte, ocorreu a incubação de 80 ovos provenientes de matrizes com 45 semanas de idade sendo metade ovos normais e metade ovos vítreos e na segunda parte, foram incubados 80 ovos provenientes de matrizes com 70 semanas de idade do mesmo lote do anterior. Desses, metade eram normais e metade eram vítreos. Não houve diferença para mortalidade embrionária, peso do ovo, qualidade dos pintos ao nascerem (peso do pinto ao nascer, qualidade do umbigo e uniformidade) e intervalo de tempo de nascimento entre os ovos vítreos e normais oriundos de matrizes de 45 e 70 semanas de idade. Porém ovos de casca vítrea oriundos de matrizes de 70 semanas de idade apresentaram maior índice de contaminação.
Palavras chave: Intervalo de tempo de nascimento; Qualidade do pinto; Desenvolvimento embrionário.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Ciência Animal Brasileira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).