PEROXIDAÇÃO LIPÍDICA E ATIVIDADE DA SUPEROXIDO DISMUTASE EM JUVENIS DE JUNDIÁ (Rhamdia quelen) EXPOSTOS A DIFERENTES NÍVEIS DE OXIGÊNIO DISSOLVIDO
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v9i3.4944Resumo
Peixes são freqüentemente expostos a episódios de hipóxia ambiental e fisiológica, e usualmente produzem níveis elevados de espécies reativas de oxigênio. Juvenis de jundiá (Rhamdia quelen) foram expostos a diferentes níveis de oxigênio dissolvido (hipóxia severa: 1,96 ± 0,08, hipóxia moderada: 3,10 ± 0,10 e normóxia: 6,15 ± 0,03 mg.L-¹) por trinta dias, para verificar se tais condições poderiam induzir algum estresse oxidativo no fígado e músculo dessa espécie. Os níveis de peroxidação lipídica e a atividade da superóxido dismutase no fígado e músculo foram mais altos em peixes expostos à hipóxia severa e moderada que nos expostos à normóxia. Trata-se de resultados que sugerem que baixos níveis de oxigênio dissolvido na água levam à peroxidação lipídica, mas ao mesmo tempo há um aumento da atividade da superóxido dismutase, mantendo o equilíbrio oxidativo.
PALAVRAS-CHAVES: Enzimas anti-oxidantes, hypoxia, normóxia, radicais livres.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).