ESTABILIZAÇÃO DE FRATURAS FEMORAIS E UMERAIS DE CÃES E GATOS MEDIANTE PINO INTRAMEDULAR E FIXAÇÃO PARACORTICAL COM PINOS E POLIMETILMETACRILATO

Autores

  • Maíra Santos Severo UFRPE
  • Eduardo Alberto Tudury UFRPE
  • Marcella Luiz de Figueiredo UFRPE
  • Bernardo Kemper UFRPE
  • Rosana da Cruz Lino Salvador UFRPE
  • Damaris Resende Lima UFRPE

DOI:

https://doi.org/10.5216/cab.v11i3.4894

Palavras-chave:

cirurgia, ortopedia, fratura, cães, gatos

Resumo

As fraturas são afecções bastante frequentes na rotina clínica de cães e gatos, e vários métodos para sua estabilização são propostos na literatura. Neste trabalho, avaliou-se uma nova técnica de estabilização das fraturas femorais e umerais constituída pelo uso de pino intramedular e fixação de pinos paracorticais com polimetilmetacrilato. Foram utilizados doze animais (seis gatos e seis cães), sendo que três deles apresentaram fratura de úmero e os demais apresentaram fratura femoral. A cicatrização óssea foi avaliada através do acompanhamento radiográfico trinta, sessenta e noventa dias após o procedimento cirúrgico. Observou-se imediatamente após a implantação da técnica (período transoperatório) que o método neutralizou eficientemente as forças de rotação, flexão, deslocamento axial e cisalhamento, proporcionando graus de alinhamento e aposição adequados. No entanto, ao longo do tempo, a estabilidade requerida não permaneceu, gerando, em alguns animais, retardo na união óssea. Além disso, foram observados fenômenos de deiscência de ferida, perda da integridade dos implantes e osteomielite. Essa técnica de estabilização de fraturas é aplicável apenas a fraturas transversas ou levemente oblíquas e pode ser considerada pouco eficiente, diante do número de vicissitudes, observadas durante a pesquisa.

PALAVRAS-CHAVES: Cães, cirurgia, fratura, gatos, ortopedia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maíra Santos Severo, UFRPE

Departamento de Medicina Veterinária, Área de Clínica Cirúrgica

Eduardo Alberto Tudury, UFRPE

Departamento de Medicina Veterinária, Área de Clínica Cirúrgica

Marcella Luiz de Figueiredo, UFRPE

Departamento de Medicina Veterinária, Área de Clínica Cirúrgica

Bernardo Kemper, UFRPE

Departamento de Medicina Veterinária, Área de Clínica Cirúrgica

Rosana da Cruz Lino Salvador, UFRPE

Acadêmica do curso de Medicina Veterinária

Damaris Resende Lima, UFRPE

Acadêmica do curso de Medicina Veterinária

Downloads

Publicado

2010-10-01

Como Citar

SEVERO, M. S.; TUDURY, E. A.; DE FIGUEIREDO, M. L.; KEMPER, B.; SALVADOR, R. da C. L.; LIMA, D. R. ESTABILIZAÇÃO DE FRATURAS FEMORAIS E UMERAIS DE CÃES E GATOS MEDIANTE PINO INTRAMEDULAR E FIXAÇÃO PARACORTICAL COM PINOS E POLIMETILMETACRILATO. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 11, n. 3, p. 546–553, 2010. DOI: 10.5216/cab.v11i3.4894. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/4894. Acesso em: 19 maio. 2024.

Edição

Seção

Medicina Veterinária