EFEITO DA SUPLEMENTAÇÃO COM VITAMINA E E SELÊNIO SOBRE O QUADRO HEMATOLÓGICO, ENZIMAS MARCADORAS DE LESÃO MUSCULAR E ÍNDICE DE PEROXIDAÇÃO DE BIOMOLÉCULAS EM EQUINOS SUBMETIDOS À ATIVIDADE DE SALTO
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v10i3.4793Palavras-chave:
Fisiologia do exercício, Cavalo atleta, Estresse oxidativo, Vitamina EResumo
As alterações dos constituintes sanguíneos e o estresse oxidativo são mecanismos fisiopatológicos incriminados no aparecimento de lesões relacionadas ao exercício. Avaliou-se a influência da suplementação oral à base de ?-tocoferol (vitamina E) e selênio sobre o quadro hematológico, bem como a atividade sérica de enzimas marcadoras de lesão muscular e o nível de substâncias derivadas da ação dos radicais livres sobre biomoléculas presentes na membrana de eritrócitos (TBARS) de equinos normalmente treinados e submetidos à prova de hipismo clássico. Para isso, distribuíram-se vinte cavalos em dois grupos, sendo um suplementado com produto à base de vitamina E (2500 mg/dia) e selênio (3 mg/dia) por 45 dias (GT) e outro mantido como controle (GC). Colheram-se amostras de sangue antes (TR) e após (T0) a realização do exercício e seis (T6), doze (T12) e 24 horas (T24) após o término da atividade de esforço. Foram avaliados os constituintes do hemograma, a atividade sérica das enzimas CK, AST e LDH e a concentração TBARS na membrana de eritrócitos. A suplementação utilizada apresentou efeito sobre alguns parâmetros do hemograma, uma vez que no GT houve retorno aos níveis basais de número de hemácias e leucócitos, caracterizado por neutrofilia, em até seis horas. No GC, tais valores retornaram aos níveis de repouso entre 12 e 24 horas. Para a AST, o GT retornou ao valor do repouso seis horas após a realização do exercício. No entanto, não houve efeito sobre as enzimas CK e LDH, nem para o TBARS. Apesar de terem sido observadas diferenças na dinâmica de alguns parâmetros hematológicos entre os grupos, não foi possível determinar atividade antioxidante no GT no delineamento experimental utilizado, o que demonstra a necessidade de mais estudos para o entendimento do estresse oxidativo em cavalos atletas e a suplementação com antioxidantes na dieta desses animais.PALAVRAS-CHAVES: Cavalo atleta, estresse oxidativo, fisiologia do exercício, vitamina E.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2009-09-30
Como Citar
DIAS, D. C. R.; ROCHA, J. da S.; GUSMÃO, A. L.; EL-BACHÁ, R. dos S.; AYRES, M. C. C. EFEITO DA SUPLEMENTAÇÃO COM VITAMINA E E SELÊNIO SOBRE O QUADRO HEMATOLÓGICO, ENZIMAS MARCADORAS DE LESÃO MUSCULAR E ÍNDICE DE PEROXIDAÇÃO DE BIOMOLÉCULAS EM EQUINOS SUBMETIDOS À ATIVIDADE DE SALTO. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 10, n. 3, p. 790–801, 2009. DOI: 10.5216/cab.v10i3.4793. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/4793. Acesso em: 21 dez. 2024.
Edição
Seção
Produção Animal
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).