EFEITO DA SUPLEMENTAÇÃO COM VITAMINA E E SELÊNIO SOBRE O QUADRO HEMATOLÓGICO, ENZIMAS MARCADORAS DE LESÃO MUSCULAR E ÍNDICE DE PEROXIDAÇÃO DE BIOMOLÉCULAS EM EQUINOS SUBMETIDOS À ATIVIDADE DE SALTO

Autores

  • Domingos Cachineiro Rodrigues Dias Universidade Federal da Bahia
  • Juliana da Silva Rocha Universidade Federal da Bahia
  • Alberto Lopes Gusmão Universidade Federal da Bahia
  • Ramon dos Santos El-Bachá Univesidade Federal da Bahia
  • Maria Consuêlo Caribé Ayres Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5216/cab.v10i3.4793

Palavras-chave:

Fisiologia do exercício, Cavalo atleta, Estresse oxidativo, Vitamina E

Resumo

As alterações dos constituintes sanguíneos e o estresse oxidativo são mecanismos fisiopatológicos incriminados no aparecimento de lesões relacionadas ao exercício. Avaliou-se a influência da suplementação oral à base de ?-tocoferol (vitamina E) e selênio sobre o quadro hematológico, bem como a atividade sérica de enzimas marcadoras de lesão muscular e o nível de substâncias derivadas da ação dos radicais livres sobre biomoléculas presentes na membrana de eritrócitos (TBARS) de equinos normalmente treinados e submetidos à prova de hipismo clássico. Para isso, distribuíram-se vinte cavalos em dois grupos, sendo um suplementado com produto à base de vitamina E (2500 mg/dia) e selênio (3 mg/dia) por 45 dias (GT) e outro mantido como controle (GC). Colheram-se amostras de sangue antes (TR) e após (T0) a realização do exercício e seis (T6), doze (T12) e 24 horas (T24) após o término da atividade de esforço. Foram avaliados os constituintes do hemograma, a atividade sérica das enzimas CK, AST e LDH e a concentração TBARS na membrana de eritrócitos. A suplementação utilizada apresentou efeito sobre alguns parâmetros do hemograma, uma vez que no GT houve retorno aos níveis basais de número de hemácias e leucócitos, caracterizado por neutrofilia, em até seis horas. No GC, tais valores retornaram aos níveis de repouso entre 12 e 24 horas. Para a AST, o GT retornou ao valor do repouso seis horas após a realização do exercício. No entanto, não houve efeito sobre as enzimas CK e LDH, nem para o TBARS. Apesar de terem sido observadas diferenças na dinâmica de alguns parâmetros hematológicos entre os grupos, não foi possível determinar atividade antioxidante no GT no delineamento experimental utilizado, o que demonstra a necessidade de mais estudos para o entendimento do estresse oxidativo em cavalos atletas e a suplementação com antioxidantes na dieta desses animais.

PALAVRAS-CHAVES: Cavalo atleta, estresse oxidativo, fisiologia do exercício, vitamina E.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Domingos Cachineiro Rodrigues Dias, Universidade Federal da Bahia

Mestrando do Curso de Mestrado em Ciência Animal nos Trópicos, EMV - UFBA, Salvador / Bahia.

Juliana da Silva Rocha, Universidade Federal da Bahia

Bolsista do Programa de Iniciação Científica, EMV - UFBA, Salvador / Bahia.

Alberto Lopes Gusmão, Universidade Federal da Bahia

Dr. da Escola de Medicina Veterinária, UFBA, Salvador / Bahia. 

Ramon dos Santos El-Bachá, Univesidade Federal da Bahia

Dr. do Instituto de Ciências da Saúde, UFBA, Salvador / Bahia.

Maria Consuêlo Caribé Ayres, Universidade Federal da Bahia

Dra. da Escola de Medicina Veterinária, UFBA, Salvador / Bahia. Av. Ademar de Barros, 500 / Ondina – Salvador, 40170-110, BA – Brasil.

Downloads

Publicado

2009-09-30

Como Citar

DIAS, D. C. R.; ROCHA, J. da S.; GUSMÃO, A. L.; EL-BACHÁ, R. dos S.; AYRES, M. C. C. EFEITO DA SUPLEMENTAÇÃO COM VITAMINA E E SELÊNIO SOBRE O QUADRO HEMATOLÓGICO, ENZIMAS MARCADORAS DE LESÃO MUSCULAR E ÍNDICE DE PEROXIDAÇÃO DE BIOMOLÉCULAS EM EQUINOS SUBMETIDOS À ATIVIDADE DE SALTO. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 10, n. 3, p. 790–801, 2009. DOI: 10.5216/cab.v10i3.4793. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/4793. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

Produção Animal