CAPIM TROPICAL MANEJADO SOB LOTAÇÃO INTERMITENTE, SUBMETIDO A FONTES DE FÓSFORO COM DIFERENTES SOLUBILIDADES, ASSOCIADOS OU NÃO À ADUBAÇÃO COM NITROGÊNIO
Resumo
Objetivou-se avaliar as características morfogênicas e estruturais do capim-piatã submetido à lotação intermitente e adubado com fontes de fósforo de diferentes solubilidades e adubação nitrogenada. Os tratamentos foram: controle (sem aplicação de adubo fosfatado); fonte de fósforo de lenta solubilidade (FNR); fonte de fósforo de rápida solubilidade (FSS) e fonte de fósforo de solubilidade mista (FSM), associados ou não à adubação nitrogenada. Foram realizadas medições de perfilhos pré-demarcados para avaliação das características estruturais e morfogênicas das plantas. Os dados foram analisados segundo um delineamento em blocos casualizados, em arranjo fatorial 4 x 2, dentro de cada estação do ano. As médias por quadrados mínimos dos tratamentos de adubação fosfatada foram comparadas com o tratamento controle pelo teste de Dunnet, e entre si pelo teste "t" e as médias de uso ou não de adubação nitrogenada foram comparadas entre si pelo teste "t" a 5% de significância. As fontes que contém fósforo prontamente disponível, como nos tratamentos FSS e FSM, promoveram maior alongamento de folhas e colmo, bem como maior número e aparecimento de folhas, o que evidencia a importância da disponibilidade de fósforo e nitrogênio no crescimento e desenvolvimento das plantas, confirmado pelo aumento na taxa de alongamento de folhas, do aparecimento foliar e alongamento de colmo. Assim, as adubações nitrogenada e fosfatada são alternativas para a persistência e competitividade da produção animal a pasto. Em relação à fonte, o uso de fontes de fósforo com solubilidade mista fornece esse nutriente a curto, médio e longo prazo.
Palavras-chave: adubação de pastagens; caracterização morfogênica; produção em pasto; Urochloa brizantha cv.BRS Piatã.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).