CONTAGEM AUTOMÁTICA E MICROSCÓPICA DIRETA DAS CÉLULAS SOMÁTICAS DO LEITE DE OVELHAS DA RAÇA LACAUNE, UTILIZANDO COMO CORANTES O ROSENFELD E VERDE DE METIL E PIRONINA-Y
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v11i1.4627Palavras-chave:
ovelha, Lacaune, leite, células somáticas, citologia.Resumo
O presente estudo teve como objetivo a análise da celularidade, a comparação dos diferentes métodos de contagem celular e a quantificação dos diferentes tipos celulares presentes no leite de ovelha da raça Lacaune através da contagem de células somáticas (CCS) automática e da CCS microscópica. Coraram-se os esfregaços lácteos com os corantes verde de metil e pironina-Y e Rosenfeld. O valor mediano da contagem celular automática foi de 0,145 x106 células/mL de leite, e os valores das contagens microscópicas diretas utilizando verde de metil e pironina-Y e Rosenfeld foram respectivamente de 0,157 e 0,193 x106 células/mL de leite. Avaliaram-se as amostras destinadas às contagens microscópicas diretas de acordo com os diferentes tipos celulares, encontrando-se os valores de 0,094 e 0,14 x106 células mononucleares/mL, 0,063 e 0,051 x106 células polimorfonuclares/mL de leite na coloração de verde de metil e pironina-Y e Rosenfeld, respectivamente. Portanto, pode-se concluir que houve diferenças entre os métodos de contagem celular. Com o corante verde de metil e pironina-Y e a contagem automática, o número de células encontrado foi inferior, quando comparados com a microscopia direta utilizando o corante de Rosenfeld.PALAVRAS-CHAVES: Células somáticas e citologia, Lacaune, leite, ovelha.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2010-04-01
Como Citar
GOMES, V.; AMATO, A. L.; T.G. PONTE, G. C.; BLAGITZ, M.; MADUREIRA, K. M.; DELLA LIBERA, A. M. M. P. CONTAGEM AUTOMÁTICA E MICROSCÓPICA DIRETA DAS CÉLULAS SOMÁTICAS DO LEITE DE OVELHAS DA RAÇA LACAUNE, UTILIZANDO COMO CORANTES O ROSENFELD E VERDE DE METIL E PIRONINA-Y. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 11, n. 1, p. 162–167, 2010. DOI: 10.5216/cab.v11i1.4627. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/4627. Acesso em: 2 nov. 2024.
Edição
Seção
Medicina Veterinária
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).