ASPECTOS CLÍNICOS E RADIOGRÁFICOS DA COLUNA CERVICAL DE BEZERROS SUBMETIDOS À PROVA DO LAÇO
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v11i1.4577Palavras-chave:
bezerro, mielografia, neurologia clínica, traumatismo.Resumo
A modalidade de rodeio denominada prova do laço de bezerro tem sido questionada por causa da ocorrência de lesões nas vértebras cervicais ocasionadas pela tração da corda no pescoço dos bezerros. Neste trabalho, avaliaram-se quinze bezerros mestiços, machos ou fêmeas, entre cinco e seis meses de idade submetidos experimentalmente à prova do laço. Os animais foram laçados três vezes por semana, em dias alternados, durante cinco semanas, somando o total geral de 225 laçadas. Avaliaram-se os bezerros mediante exame clínico geral e neurológico ao início da primeira, durante a terceira e ao término da quinta semana experimental. Radiografias simples e contrastadas das vértebras cervicais foram efetuadas ao início da primeira e ao término da quinta semana de experimento. Acompanharam-se os métodos de laçadas por médico veterinário, sendo classificados qualitativamente em fortes ou fracos. Não se encontraram alterações clínicas e radiográficas nos animais durante o experimento. O rigor da laçada foi considerado forte em 77% dos casos. Nas condições deste trabalho, a prova do laço não causou lesão na região cervical, embora tenha sido considerado um procedimento agressivo e rude com o bezerro.PALAVRAS-CHAVES: Bezerro, mielografia, neurologia clínica, traumatismo.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2010-04-01
Como Citar
ALBERNAZ, R. M.; DIAS, D. P. M.; DA SILVA, M. A. G.; GOMIDE, L. M. W.; CANOLA, J. C.; LACERDA NETO, J. C. ASPECTOS CLÍNICOS E RADIOGRÁFICOS DA COLUNA CERVICAL DE BEZERROS SUBMETIDOS À PROVA DO LAÇO. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 11, n. 1, p. 156–161, 2010. DOI: 10.5216/cab.v11i1.4577. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/4577. Acesso em: 17 nov. 2024.
Edição
Seção
Medicina Veterinária
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).