Influência de diferentes alturas nas características fisico-químicas da cama e na prevalencia de Salmonella sp. em suínos durante a terminação

Autores

  • Érico Kunde Corrêa Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil
  • Eduarda Hallal Duval Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil
  • Paula Trindade Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil
  • Ivan Bianchi Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil
  • Thomaz Lucia Júnior Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil
  • Wladimir Padilha Silva Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil

Palavras-chave:

Produção de suínos

Resumo

Este trabalho avaliou dois lotes consecutivos de suínos criados em piso de concreto e sobre cama com duas diferentes profundidades. Avaliaram-se os parâmetros ambientais da edificação, físico-químicos da cama, além da presença de Salmonella sp. nos sistemas de piso e nos animais no momento do abate. Os tratamentos foram constituídos de duas profundidades diferentes de cama de casca de arroz, 0,5 m (T1) e 0,25 m (T2), e um sistema com piso compacto de concreto (T3). Utilizaram-se trinta animais, sendo quinze animais por repetição. Registrou-se a temperatura na superfície dos pisos e centro das baias nos três tratamentos, à meia profundidade no centro das baias para T1 e T2. Mensuraram-se a temperatura ambiente e a umidade relativa do ar no interior das baias. Foram determinados pH, teor de matéria seca, carbono e nitrogênio das camas. A análise de Salmonella spp. foi feita em: fezes, sangue, cama, swab do piso e animais no momento do abate. A utilização de piso com cama para suínos nas fases de crescimento-terminação, independente da altura, é viável, pois não influenciou os parâmetros de conforto térmico e a prevalência de salmonela, além de permitir a transformação dos dejetos em material estabilizado para uso agrícola.

PALAVRAS-CHAVES: Conforto térmico, meio ambiente, segurança alimentar, sistema de produção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-04-02

Como Citar

CORRÊA, Érico K.; DUVAL, E. H.; TRINDADE, P.; BIANCHI, I.; JÚNIOR, T. L.; SILVA, W. P. Influência de diferentes alturas nas características fisico-químicas da cama e na prevalencia de Salmonella sp. em suínos durante a terminação. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 10, n. 1, p. 9–17, 2009. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/451. Acesso em: 11 jul. 2025.

Edição

Seção

Produção Animal