Aspectos reprodutivos e desempenho de diferentes linhagens de matrizes de codornas japonesas
DOI:
https://doi.org/10.1590/1809-6891v20e-44896Resumo
Objetivou-se avaliar parâmetros reprodutivos e o desempenho de diferentes grupos genéticos de codornas japonesas com diferentes pesos iniciais de produção. O delineamento experimental utilizado para os dados de desempenho zootécnico das aves foi inteiramente casualizado, com esquema fatorial 3 x 2 (três linhagens: UEM1, UEM2 e Comercial (COM), e duas classes de peso: leves e pesadas), totalizando seis tratamentos, com oito repetições cada, portanto 48 parcelas. Cada parcela continha oito aves (dois machos e seis fêmeas), num total de 384 codornas. Foi analisado: a idade ao primeiro ovo, idade aos 50% de produção, idade de pico de produção e persistência de pico em semanas. O desempenho foi analisado por meio da produção de ovos, consumo de ração, conversão alimentar e mortalidade. Ainda, foi estudado a produção de ovos incubáveis. A linhagem COM apresentou maior peso vivo às seis semanas de idade, sendo UEM 1 e UEM 2 semelhantes entre si. Para a idade ao primeiro ovo, o grupo COM se equiparou UEM 1, sendo a UEM 2 foi mais tardia. Já para a variável idade aos 50% de produção de ovos a linhagem COM apresentou-se mais precoce em relação às demais linhagens. Não foi observado efeito do peso das codornas sobre a idade do primeiro ovo. Não houve efeito de interação entre linhagem e peso inicial das aves para nenhuma das variáveis de desempenho reprodutivo estudadas. Ainda, pode-se observar que não houve diferença entre os grupos genéticos ou peso corporal inicial para produção de ovos, quando considerado o período de 6 a 26 semanas de idade. Não houve diferença entre os grupos genéticos para consumo de ração durante o período de 20 semanas estudado e não houve efeito do peso inicial de produção sobre essa variável (P>0,05). A conversão alimentar kg/dz, melhorou pelos grupos das linhagens UEM 1 e UEM 2. Para a peso de ovos incubáveis o grupo comercial apresentou maior peso. Foi possível concluir que o melhoramento genético de codornas japonesas de postura necessita aprimoramento e que linhagem comercial não melhorada pode apresentar resultados semelhantes às linhagens melhoradas.
Palavras chave: coturnicultura, Coturnix coturnix japonica, ovos férteis
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Ciência Animal Brasileira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).