ATIVIDADE ANTI-HELMÍNITICA DO TRICLORFOM E CLOSANTEL EM CORDEIROS NATURALMENTE INFECTADOS POR HAEMONCHUS SP
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v10i3.4488Palavras-chave:
Ovinos, resistência anti-helmíntica, nematódeos gastrintestinaisResumo
Este trabalho teve como objetivo avaliar a atividade anti-helmíntica do triclorfon (Neguvon®) e closantel (Zuletel®) em cordeiros naturalmente infectados com Haemonchus sp. Constituíram-se três grupos de nove cordeiros cada, mestiços Ile de France com Corriedale, com noventa dias de idade. No Grupo 1, os animais foram medicados com triclorfon (Neguvon®), por via oral na dose de 97 mg.kg-1 de peso vivo; no Grupo 2, a medicação utilizada foi closantel (Zuletel®) na dose de 10 mg.kg-1 peso vivo; no Grupo 3, os animais não receberam nenhum tipo de tratamento anti-helmintico. Por meio do teste de redução da OPG, constatou-se que o triclorfon apresentou eficácia de 97,9% e o closantel 55,2%. Registra-se pela primeira vez resistência ao closantel em cordeiros na área central do estado do Paraná, Brasil.
PALAVRAS-CHAVES: Closantel, Haemonchus sp, ovinos, triclorfon.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).