Etiologia e sensibilidade antimicrobiana in vitro de bactérias isoladas de cabras com mastite no sertão e cariri paraibano
DOI:
https://doi.org/10.1590/1089-6891v20e-44848Resumo
Objetivou-se com este trabalho estudar a etiologia da mastite em caprinos no sertão e cariri da Paraíba e estabelecer o perfil de sensibilidade antimicrobiana das bactérias isoladas. Foram identificadas 11,85% de infecções intramamárias em amostras de leite assepticamente coletadas e 236 isolamentos bacterianos com predominância de Staphylococcus spp. Nos casos de mastite clínica, foram coletadas 85 amostras de leite, o que resultou em 34 (40%) isolamentos com maior prevalência de bactérias do gênero Staphylococcus spp. (44,11%) e Trueperella pyogenes (23,52%). A resistência bacteriana aos antimicrobianos frente aos isolados de mastite subclínica e clínica foram maiores para penicilina (64,31% e 40%) e oxacilina (20,65% e 13,33%), em contraste com a maior suscetibilidade frente aos antimicrobianos cefalotina (100%), clorafenicol (100%) e neomicina (100%). O caráter zoonótico de alguns patógenos, a exemplo do Staphylococcus aureus, ressalta a importância da implantação de programas de controle em propriedades leiteiras.
Palavras-chave: Staphylococcus aureus. Infecção. Resistência. Leite. Cabras.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Ciência Animal Brasileira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).