DIGESTIBILIDADE DO AMIDO E DISPONIBILIDADE DE Ca e P EM ALIMENTOS ENERGÉTICOS EXTRUSADOS PARA A TILÁPIA DO NILO (Oreochromis niloticus)
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v12i3.4483Palavras-chave:
amido, CDA, extrusão, minerais, tilápiaResumo
O coeficiente de digestibilidade aparente (CDA) do amido e a disponibilidade aparente do cálcio (Ca) e fósforo (P) de cinco alimentos energéticos (milho, farelo de trigo, quirera de arroz, farelo de arroz e sorgo) foram avaliados para a tilápia do Nilo. O óxido de crômio-III foi utilizado como indicador inerte das rações. Apresentaram os maiores CDA do Ca e P, respectivamente, a quirera de arroz (43,03 e 64,79%), o sorgo (39,89 e 58,09%) e o milho (22,18 e 19,48%), enquanto o farelo de arroz (-31,49 e 3,25%) e o farelo de trigo (5,80 e 1,18%) apresentaram os menores valores. A digestibilidade do amido apresentou-se entre 99,45 e 95,59% entre os alimentos energéticos avaliados. O alto CDA do amido observado neste estudo confirma a grande capacidade da tilápia do Nilo de utilizar carboidratos nas formas mais complexas.PALAVRAS-CHAVE: carboidratos; CDA; extrusão; minerais; tilápia.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2011-09-29
Como Citar
GUIMARAES, I. G.; PEZZATO, L. E.; BARROS, M. M.; TACHIBANA, L.; FERNANDES, R. do N. DIGESTIBILIDADE DO AMIDO E DISPONIBILIDADE DE Ca e P EM ALIMENTOS ENERGÉTICOS EXTRUSADOS PARA A TILÁPIA DO NILO (Oreochromis niloticus). Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 12, n. 3, p. 415–419, 2011. DOI: 10.5216/cab.v12i3.4483. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/4483. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Produção Animal
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).