Influência do leite com elevada contagem de células somáticas sobre características físico-químicas e processo de fermentação de iogurte

Autores

Resumo

Resumo
O experimento visou avaliar o perfil de fermentação e acidez, pH e sinérese de iogurtes elaborados com leite contendo elevada e baixa contagem de células somáticas (CCS) e adicionados ou não de sólidos lácteos. No leite cru, coletado em seis dias distintos, avaliaram-se os teores de gordura, lactose, proteína, sólidos totais, extrato seco desengordurado, CCS e contagem bacteriana total (CBT). Submetidos à fermentação, verificaram-se o pH e acidez expressos em ácido láctico. No iogurte, mediram-se pH, acidez expressa em ácido lático e sinérese. O estudo foi conduzido em delineamento em blocos casualizados, com seis repetições e em parcelas subdivididas, tendo nas parcelas os tratamentos (níveis de CCS x adição ou não de sólidos) e, nas subparcelas, os tempos de fermentação e de armazenamento dos iogurtes. Os dados foram submetidos à análise de variância (ANOVA) e análises de regressão ou de correlação de Pearson, a 5% de probabilidade. Os níveis de CCS afetaram os teores de gordura e lactose do leite (p<0,05). Entretanto, assim como a adição de sólidos lácteos, não influenciaram o perfil de fermentação da cultura lática e a acidez, o pH e a sinérese dos iogurtes, sugerindo menor efeito dessas variáveis sobre a qualidade dos produtos.
Palavras-chave: acidez; leites fermentados; mastite; qualidade do leite.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alana Paula Amaral Faria, Universidade Federal de Minas Gerais, Montes Claros, MG.

Departamento de Ciências Agrárias 

Qualidade de Alimentos de Origem Animal

Cláudia Freire de Andrade Morais Penna, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG.

Departamento de Ciências Agrárias 

Qualidade de Alimentos de Origem Animal

Maximiliano Soares Pinto, Universidade Federal de Minas Gerais, Montes Claros, MG.

Departamento de Ciências Agrárias 

Qualidade de Alimentos de Origem Animal

Érika Endo, Universidade Federal de Minas Gerais, Montes Claros, MG.

Departamento de Ciências Agrárias 

Qualidade de Alimentos de Origem Animal

Downloads

Publicado

2020-02-05

Como Citar

AMARAL FARIA, A. P.; DE ANDRADE MORAIS PENNA, C. F.; PINTO, M. S.; ENDO, Érika. Influência do leite com elevada contagem de células somáticas sobre características físico-químicas e processo de fermentação de iogurte. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 21, 2020. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/44773. Acesso em: 13 set. 2024.

Edição

Seção

CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS