COLPOCITOLOGIA E CONCENTRAÇÕES SÉRICAS DE PROGESTERONA EM CABRAS NULÍPARAS SUBMETIDAS AO FOTOPERÍODO ARTIFICIAL
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v9i3.447Resumo
O objetivo do presente trabalho foi avaliar as alterações celulares do epitélio cérvico-vaginal e as concentrações de progesterona sérica em cabras nulíparas expostas ao fotoperíodo artificial, na região Centro-Oeste do Brasil. Dezessete cabras da raça Alpina e seis mestiças, nulíparas, foram aleatoriamente distribuídas em grupo-controle (GC), mantido em galpão isolado e submetido ao regime de luz natural para a época do ano, e grupo tratado (GT), submetido ao regime alternado entre luz natural e artificial, por 24 horas durante 35 dias ininterruptos. Realizou-se colheita de conteúdo cérvico-vaginal para preparo de esfregaços, que foram corados pelo método Papanicolau. A concentração sérica de progesterona foi mensurada por enzimaimunoensaio. Verificou-se predomínio de células parabasais, seguido de células intermediárias, principalmente no final do metaestro e diestro. Células superficiais queratinizadas foram relacionadas às fases de proestro e estro. O perfil celular acompanhou as oscilações das concentrações séricas de progesterona, as quais sofreram modificações de acordo com a fase do ciclo estral nos animais-controle, mas com um período confuso no início da exposição à luz artificial, nos animais tratados. O estudo das modificações celulares do epitélio cérvico-vaginal pode ser valioso como um bioensaio hormonal do ciclo estral em cabras submetidas ao fotoperíodo artificial, apenas após o período de adaptação ao tratamento.
PALAVRAS-CHAVES: Caprino, citologia vaginal, hormônio, luz artificial.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).