PREVALÊNCIA SOROLÓGICA DA MAEDI-VISNA EM REBANHOS OVINOS DA MICRORREGIÃO DE JUAZEIRO - BAHIA POR MEIO DO TESTE DE IMUNODIFUSÃO EM GEL DE ÁGAR
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v12i2.4454Palavras-chave:
Lentivírus, ocorrência, IDGA, ovinos.Resumo
A introdução de novas raças, com o objetivo de aumentar a produtividade, levou à alteração do perfil sanitário dos rebanhos. Dentre as enfermidades introduzidas no Brasil, destacam-se as lentiviroses de pequenos ruminantes (LVPR), representadas pela artrite-encefalite caprina (CAE) e pela maedi-visna (MV). Devido à importância econômica da ovinocultura para a microrregião de Juazeiro-Bahia e à escassez de dados sobre a lentivirose em ovinos, buscou-se obter a prevalência da MV. Foram avaliados 919 soros por imunodifusão em gel de ágar (IDGA). As amostras foram colhidas nos oito municípios que compõem essa microrregião (Juazeiro, Sento Sé, Sobradinho, Pilão Arcado, Campo Alegre de Lourdes, Remanso, Casa Nova e Curaçá), conforme a representatividade de cada município no total de animais. Constatou-se que 0,34% (4/919) dos ovinos amostrados apresentaram reação positiva no IDGA. Concluiu-se com esse resultado que a MV ocorre na microrregião estudada, com baixa prevalência, provavelmente pela predominância de animais de raças localmente adaptadas.
PALAVRAS-CHAVE: Anticorpos; IDGA; Lentivirus; ocorrência.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).