Estrutura do pasto e produção de bovinos suplementados em pastagens diferidas com capim braquiária
Resumo
Resumo:
Foram avaliados os efeitos de doses de suplemento (0, 1, 2 e 3 kg animal-1 dia-1) e períodos de pastejos (1, 28, 59, 89 e 103 dias) sobre a estrutura da Brachiaria decumbens cv. Basilisk e a produção de bovinos em pastagens diferidas. O delineamento foi em blocos casualizados com duas repetições. A altura do pasto e as massas de forragem total e de colmo diminuíram com o período de pastejo. A proteína bruta (8,12%) e a digestibilidade in vitro da matéria orgânica (52,74%) não foram influenciadas pelo período de pastejo. Os teores de fibras em detergente neutro e ácido aumentaram linearmente com o período de pastejo. O ganho médio diário dos bovinos variou de 0,419 a 1,019 kg animal-1 dia-1; a taxa de lotação variou de 2,7 a 3,9 UA ha-1; e o ganho médio por área variou de 2,7 a 7,9 kg ha-1 dia-1, sendo os maiores valores obtidos com a dose mais alta de concentrado. A suplementação com concentrado aumenta a produção de bovinos em pastagens diferidas. Durante a utilização do pasto diferido no inverno há decréscimos na quantidade e na qualidade da forragem, bem como limitação em sua estrutura.
Palavras-chave: Brachiaria decumbens; Ecofisiologia; Manejo do pastejo
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).