EFEITO DE UM COMPLEXO ENZIMÁTICO NA PRODUÇÃO E NA QUALIDADE DE OVOS, NOS NÍVEIS DE PROTEÍNAS PLASMÁTICAS E NA POPULAÇÃO BACTERIANA CECAL EM POEDEIRAS SEMIPESADAS
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v10i2.4346Palavras-chave:
produção de avesResumo
Objetivou-se relacionar a produção de ovos com o status sanitário das aves, expresso pelo nível de contaminação bacteriana cecal, bem como os níveis plasmáticos de proteínas totais com a qualidade dos ovos de aves que receberam dietas com complexo enzimático (CE) com diferentes níveis de valorização da energia metabolizável. Utilizaram-se 384 poedeiras Hisex Brown por um período de 280 dias, divididos em dez ciclos de 28 dias cada, iniciando-se o experimento quando as aves alcançaram a 26ª semana de idade. Cada gaiola com quatro aves representou uma unidade experimental totalizando 64 aves/tratamento. Os tratamentos consistiram em dietas reformuladas para valorização da energia metabolizável pelo CE: T1 – dieta basal (controle); T2 – dieta basal + CE (valorizado em 120 kcal EM/kg); T3 – dieta basal + CE (valorizado em 90 kcal EM/kg); T4 – dieta basal + CE (valorizado em 60 kcal EM/kg); T5 – dieta basal + CE (valorizado em 30 kcal EM/kg) e T6 – dieta basal + CE (sem valorização energética – on top). Avaliaram-se produção de ovos (PDOV), peso dos ovos (POV), unidades Haugh (UH), peso da clara (PC), níveis de proteína plasmática totais (PPTs) e contagem do conteúdo cecal. Observou-se que, quando o CE foi adicionado on top, o POV e o PCL foram menores, assim como houve uma diminuição na carga bacteriana cecal desses animais. Entretanto, a PDOV, UH e as PPTs não sofreram influência dos tratamentos. Esses dados indicam que o estado sanitário do intestino pode ser melhorado ao ser adicionado o complexo enzimático on top da dieta.PALAVRAS-CHAVES: Enzimas exógenas, status sanitário, unidade Haugh.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2009-07-03
Como Citar
GENTILINI, F. P.; GONÇALVES, F. M.; NUNES, P. M.; LADEIRA, S. R. L.; ANCIUTI, M. A.; RUTZ, F. EFEITO DE UM COMPLEXO ENZIMÁTICO NA PRODUÇÃO E NA QUALIDADE DE OVOS, NOS NÍVEIS DE PROTEÍNAS PLASMÁTICAS E NA POPULAÇÃO BACTERIANA CECAL EM POEDEIRAS SEMIPESADAS. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 10, n. 2, p. 504–510, 2009. DOI: 10.5216/cab.v10i2.4346. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/4346. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
Produção Animal
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).