Aspectos reprodutivos de Leporinus piau fowler, 1941 (osteichthyes, anostomidae) da bacia do rio são francisco, submetido à desova induzida

Autores

  • Edson Vieira Sampaio Estação de Hidrobiologia e Piscicultura de Três Marias da CODEVASF
  • Yoshimi Sato Estação de Hidrobiologia e Piscicultura de Três Marias da CODEVASF

Palavras-chave:

Produção de Peixes, Manejo e Conserv. de Recursos Pequeiros de Águas Interiores

Resumo

Leporinus piau Fowler, 1941, é importante como peixe forrageiro e na pesca da bacia do São Francisco. Fêmeas dessa espécie foram submetidas à desova induzida, mediante a aplicação de duas doses de extrato bruto de hipófise de carpa-comum (EBHC) (0,5 e 5 mg.kg-1 para cada fêmea, com intervalo de 14h). A extrusão dos ovócitos ocorreu de 8 a 8,5 h após a aplicação da segunda dose de EBHC com a temperatura da água entre 25 e 26°C. As fêmeas sinalizaram o momento da desova e mais de 71% responderam positivamente ao tratamento, com a liberação de ovócitos férteis. Os ovos de L. piau são livres, demersais, esféricos, opacos e de coloração cinza ou parda. O índice gonadossomático médio foi de 17,8% para fêmeas maduras. As larvas eclodiram 21 horas após a fertilização dos ovos, com a temperatura da água entre 23 e 24°C.

PALAVRAS-CHAVES: Fecundidade, hipofisação, Leporinus piau, mofometria ovocitária e larval, reprodução, rio São Francisco.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-04-02

Como Citar

SAMPAIO, E. V.; SATO, Y. Aspectos reprodutivos de Leporinus piau fowler, 1941 (osteichthyes, anostomidae) da bacia do rio são francisco, submetido à desova induzida. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 10, n. 1, p. 157–165, 2009. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/4264. Acesso em: 20 jun. 2025.

Edição

Seção

Produção Animal