Campylobacter jejuni e Campylobacter coli em carcaças de frango resfriadas e congeladas
DOI:
https://doi.org/10.1590/1089-6891v18e-42481Palavras-chave:
Tecnologia de alimentosResumo
Espécies de Campylobacter spp. termotolerantes são agentes de surtos de campilobacteriose em humanos e os produtos de origem avícola são considerados uma importante fonte de infecção. Foram identificados Campylobacter jejuni e Campylobacter coli em carcaças de frango resfriadas e congeladas coletadas em três abatedouros entre 2014 e 2015. A detecção de Campylobacter spp. foi realizada por microbiologia convencional e a identificação de C. jejuni e C. coli por multiplex-PCR. Dentre as amostras avaliadas verificou-se Campylobacter spp. termotolerante em 63,8%, sendo 72,2% em carcaças resfriadas e 55,5% em carcaças congeladas. Destas, 83,3% foram positivas para C. jejuni e 66,6% para C. coli, enquanto 50% foram positivas para ambas as espécies. A presença de Campylobacter spp. termotolerante em carcaças de frangos de corte prontas para consumo representa uma importante fonte de transmissão destes patógenos para humanos.Palavras-chave: abatedouros avícolas; campilobacteriose; termotolerantes.
Downloads
Publicado
2017-09-27
Como Citar
CISCO, I. C.; TEDESCO, D.; PERDONCINI, G.; SANTOS, S. P. dos; RODRIGUES, L. B.; SANTOS, L. R. dos. Campylobacter jejuni e Campylobacter coli em carcaças de frango resfriadas e congeladas. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 18, 2017. DOI: 10.1590/1089-6891v18e-42481. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/e-42481. Acesso em: 28 mar. 2025.
Edição
Seção
CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS
Licença
Copyright (c) 2017 Ciência Animal Brasileira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).