DETERMINAÇÃO DE METAIS PESADOS EM LEITE INTEGRAL BOVINO PASTEURIZADO NO ESTADO DE GOIÁS
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v9i2.4238Palavras-chave:
Tecnologia de AlimentosResumo
Os teores de chumbo, cádmio, zinco, cobre e ferro em leite integral bovino pasteurizado produzidos nos meses de setembro de 2003 a dezembro de 2004, nas mesorregiões do Estado de Goiás, foram determinados utilizando espectrofotometria de absorção atômica com chama. Adotando-se o critério estabelecido no anuário estatístico do Estado de Goiás, da Secretaria do Planejamento (ANUALPEC, 2005), que dividiu o Estado de Goiás em cinco mesorregiões, foram colhidas 27 amostras de leite integral pasteurizado em cada mesorregião, com um total de 135 amostras, e 675 determinações analíticas para os cinco microelementos analisados. Seguiu-se o modelo estatístico de amostragem por conglomerados (SPIEGEL, 1978). As amostras obtidas em embalagens plásticas de polietileno pigmentado foram processadas. Após a avaliação da amostra, separaram-se aquelas que estavam de acordo com os padrões físico-químicos e procedeu-se à determinação dos metais pesados, conforme metodologia oficial (BRASIL, 1994). Quanto aos teores de cádmio e chumbo, o limite máximo de resíduos aceitos pelo MERCOSUL é 0,05 mg/L. Todavia não foram encontradas diferenças significativas a 5 % de probabilidade, entre as médias dos teores de chumbo, cádmio, zinco e cobre no leite integral entre as mesorregiões. A média geral obtida para chumbo foi de 0,238 mg/L, superior ao limite máximo de resíduos, para o cádmio foi de 0,0482 mg/L, para o zinco foi de 3,732 mg/L, para o cobre foi de 0,4869 mg/L e para o ferro foi de 0,9626 mg/L. Tendo em vista os resultados médios obtidos no presente estudo, depreende-se que o leite analisado foi considerado uma fonte pobre em zinco, cobre e ferro.
Palavras-Chave: Espectrofotometria de absorção atômica, Chumbo, microelementos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).