EFEITOS DE FONTES NITROGENADAS, EM DIETAS COM ALTO TEOR DE CONCENTRADO PARA BOVINOS DE CORTE, SOBRE O CONSUMO DE MATÉRIA SECA, DIGESTIBILIDADE E DEGRADABILIDADE DOS NUTRIENTES
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v7i3.419Resumo
Seis machos da raça Nelore não castrados, com peso médio inicial de 420 kg, foram distribuídos em um delineamento quadrado latino 3x3 duplicado, objetivando avaliar a substituição de uma fonte de proteína verdadeira (farelo de soja), em uma dieta deficiente (15%) em proteína degradável no rúmen (PDR), por uréia ou amiréia (fonte de nitrogênio não protéico de suposta liberação gradativa de nitrogênio), estando as duas últimas em uma dieta adequada em PDR, sobre a digestibilidade dos nutrientes, a degradabilidade in situ do farelo de soja e da amiréia. Os tratamentos consistiram de: 1) farelo de soja (FS); 2) uréia e3) amiréia (A-150S), sendo as dietas isoprotéicas (13,0%) e utilizando-se o BIN (bagaço de cana-de-açúcar in natura) como única fonte de volumoso (20% da MS). O tratamento FS promoveu menor (P<0,05) consumo de matéria seca (MS),matéria orgânica (MO), fibra em detergente ácido (FDA) e fibra em detergente neutro (FDN). Os tratamentos uréia e amiréia apresentaram resultados similares (P>0,05). A digestibilidade da MS, MO, FDA, FDN, proteína bruta (PB) e extrato etéreo (EE) não diferiu (P>0,05) entre os tratamentos. A amiréia apresentou resultados similares na digestibilidade dos nutrientes em relação à uréia na forma convencional. PALAVRAS-CHAVE: Amiréia, digestibilidade, PDR.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2006-11-01
Como Citar
OLIVEIRA JUNIOR, R. C. de; PIRES, A. V.; FERNANDES, J. J. de R.; SANTOS, F. A. P.; SUSIN, I.; ARAUJO, R. C. de. EFEITOS DE FONTES NITROGENADAS, EM DIETAS COM ALTO TEOR DE CONCENTRADO PARA BOVINOS DE CORTE, SOBRE O CONSUMO DE MATÉRIA SECA, DIGESTIBILIDADE E DEGRADABILIDADE DOS NUTRIENTES. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 7, n. 3, p. 207–216, 2006. DOI: 10.5216/cab.v7i3.419. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/419. Acesso em: 2 jan. 2025.
Edição
Seção
Produção Animal
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).