EFEITO DA UTILIZAÇÃO DE PROBIÓTICO À BASE DE Lactobacillus sp.SOBRE O GANHO DE PESO E DESENVOLVIMENTO DA MUCOSA INTESTINAL DE RATOS (Rattus norvergicus)
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v7i3.418Resumo
O experimento foi conduzido no Biotério Central da Universidade Federal de Goiás para avaliar o uso de probiótico a base de Lactobacillus sp. para ratos (Rattus novergicus). Um total de 30 ratos machos adultos pesando entre 221 (considerados como leves) a 221 gramas (pesados) foram alojados em gaiolas coletivas com controle de luminosidade e de temperatura. Os animais foram divididos em três tratamentos em blocos casualizados de acordo como peso vivo. Os tratamentos foram: grupo I – ração sem probiótico, grupo II – ração + 0,25% de probiótico e grupo III – ração + 0,50% de probiótico. O período experimental foi de 40 dias sendo que cada indivíduo foi pesado duas vezes a cada semana. Após o sacrifício, colheram-se fragmentos duodenais para exame histológico e não se observou efeito significativo do probiótico no ganho de peso diário. Na análise da mucosa intestinal, notou-se a presença de probiótico na dieta, que não alterou o desenvolvimento das criptas e das vilosidades do intestino delgado. PALAVRAS CHAVE: Lactobacillus, mucosa intestinal, probiótico.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2006-11-01
Como Citar
FERREIRA, R. N.; -OLIVEIRA, G. M. C.; ALVES, C. B.; NASCIMENTO, M. N. do; OLIVEIRA, E. M. de. EFEITO DA UTILIZAÇÃO DE PROBIÓTICO À BASE DE Lactobacillus sp.SOBRE O GANHO DE PESO E DESENVOLVIMENTO DA MUCOSA INTESTINAL DE RATOS (Rattus norvergicus). Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 7, n. 3, p. 217–222, 2006. DOI: 10.5216/cab.v7i3.418. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/418. Acesso em: 23 dez. 2024.
Edição
Seção
Produção Animal
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).