EFEITO DA ADIÇÃO DO SORO DE QUEIJO SOBRE A COMPOSIÇÃO BROMATOLÓGICA, FERMENTAÇÃO, PERDAS E RECUPERAÇÃO DE MATÉRIA SECA EM SILAGEM DE CAPIM-ELEFANTE
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v7i3.416Resumo
Foi desenvolvido um experimento para avaliar o efeito da adição de três níveis de soro de queijo (0%, 2,5% e5,0% na matéria natural) sobre a composição bromatológica, pH, N-amoniacal, perdas de gás, efluente e recuperação da matéria seca de silagem de capim-elefante (Pennisetum purpureum cv. Napier). O delineamento foi o inteiramente casualizado com três tratamentos e quatro repetições por tratamento. Efetuou-se um corte de uniformização do capim, seguido de uma adubação com 60 kg de N/ha, na forma de uréia, sessenta dias após, efetuaram-se o corte e a ensilagem do capim, em baldes experimentais com capacidade de 6,5 litros. Avaliaram-se o teor de matéria seca, o pH, o N-amoniacal, proteína bruta, fibra em detergente neutro e fibra em detergente ácido das silagens. Os teores de FDN e FDA não sofreram influência da adição do soro. O soro foi eficiente em reduzir as perdas por gases e a produção de N-amoniacal, todavia aumentou as perdas por efluente. Não houve influência da adição do soro sobre o pH e recuperação da matéria seca. A silagem é uma alternativa para utilização de soro produzido pela indústria de laticínios. PALAVRAS–CHAVE: Conservação, N-amoniacal, pH.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2006-10-31
Como Citar
SANTOS, E. M.; ZANINE, A. de M.; FERREIRA, D. de J.; OLIVEIRA, J. S. de; PEREIRA, O. G.; ALMEIDA, J. C. de C. EFEITO DA ADIÇÃO DO SORO DE QUEIJO SOBRE A COMPOSIÇÃO BROMATOLÓGICA, FERMENTAÇÃO, PERDAS E RECUPERAÇÃO DE MATÉRIA SECA EM SILAGEM DE CAPIM-ELEFANTE. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 7, n. 3, p. 235–239, 2006. DOI: 10.5216/cab.v7i3.416. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/416. Acesso em: 23 nov. 2024.
Edição
Seção
Produção Animal
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).