Acúmulo de forragem durante o período de ocupação dos animais em pastos sob lotação intermitente
DOI:
https://doi.org/10.1590/1089-6891v18e-41359Palavras-chave:
índice de área foliar, severidade de desfolhação, produção de forragem, taxa de acúmulo, fluxo de tecidos.Resumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar o acúmulo de forragem durante o período de ocupação pelos animais em pastos de capim-quicuiu (Pennisetum clandestinum Hochst. Ex. Chiov.) manejados sob lotação intermitente. Os tratamentos consistiram de quatro proporções de desfolhação (remoção de 40, 50, 60 e 70% da altura inicial) partindo de uma mesma altura em pré-pastejo (20 cm). Foram avaliadas: taxas de alongamento foliar e colmos e senescência de folhas, índice de área foliar e taxa de acúmulo de forragem. Adicionalmente, dez perfilhos por faixa foram avaliados para as mesmas variáveis dentro de gaiolas de exclusão. Os efeitos linear, quadrático e cúbico da severidade de desfolhação foram avaliados por contrastes de polinômios ortogonais com 5% de nível de significância. Houve relação linear e inversa entre a porcentagem do índice de área foliar removido e o alongamento de lâminas foliares e o acúmulo de forragem. As taxas de alongamento de folhas em perfilhos bem como o acúmulo de forragem nas áreas excluídas do pastejo foram maiores em relação aos pastos submetidos a desfolhação. Durante o período de rebaixamento de pastos manejados sob lotação intermitente ocorre acúmulo de forragem e o mesmo é linear e inversamente associado à proporção da área foliar removida.Palavras-chave: fluxo de tecidos; índice de área foliar; produção de forragem; severidade de desfolhação; taxa de acúmulo.
Downloads
Publicado
2017-05-04
Como Citar
DIAVÃO, J.; SCHMITT, D.; MEDEIROS-NETO, C.; MARTINS, C. D. M.; SBRISSIA, A. F. Acúmulo de forragem durante o período de ocupação dos animais em pastos sob lotação intermitente. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 18, 2017. DOI: 10.1590/1089-6891v18e-41359. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/e-41359. Acesso em: 1 abr. 2025.
Edição
Seção
ZOOTECNIA
Licença
Copyright (c) 2017 Ciência Animal Brasileira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).