EFICIÊNCIA PRODUTIVA DE OVELHAS COM DIFERENTES CARACTERÍSTICAS CONFORMACIONAIS SOB PASTEJO
DOI:
https://doi.org/10.1590/cab18041123Palavras-chave:
Condição corporal, Corriedale, Desmame, Frame, PartoResumo
Objetivou-se avaliar a eficiência produtiva de ovelhas Corriedale de diferentes condições e estruturas corporais ao parto, mantidas em pastagem natural e/ou cultivada hibernal. Ao parto, as fêmeas foram classificadas em médias (frame = 50 a 57,5 kg) e grandes (frame = 57,6 a 62 kg) quanto ao tamanho e em média (2 a 3 pontos) ou alta (3,5 a 4,5 pontos) quanto ao escore de condição corporal. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado em arranjo fatorial 2 x 2 (dois grupos de estruturas corporais x duas classes de escore de condição corporal). Ovelhas com frame médio foram mais leves em relação às grandes ao parto (39,97 vs 48,16 kg, respectivamente) e ao desmame (43,10 vs 50,22 kg, respectivamente). As eficiências produtivas ao parto e ao desmame não diferiram entre ovelhas médias (46,91 e 44,24 kg) e grandes (47,83 e 45,69 kg), respectivamente. Ovelhas com condição corporal média ao parto quando comparadas com ovelhas de condição corporal alta não apresentaram diferenças significativas para eficiência produtiva ao parto (46,89 vs. 47,82 kg) e ao desmame (44,10 vs. 45,83 kg). O tamanho animal e o escore de condição corporal ao parto não influenciam a eficiência produtiva dos rebanhos ovinos sob pastejo.Palavras-chave: Condição corporal; Corriedale; desmame; frame; parto.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-03-31
Como Citar
MANZONI, V. G.; VAZ, R. Z.; FERREIRA, O. G. L.; COSTA, O. A. D.; SILVEIRA, F. A. EFICIÊNCIA PRODUTIVA DE OVELHAS COM DIFERENTES CARACTERÍSTICAS CONFORMACIONAIS SOB PASTEJO. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 18, 2017. DOI: 10.1590/cab18041123. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/e-41123. Acesso em: 27 nov. 2024.
Edição
Seção
ZOOTECNIA
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).