PROTOTHECA ZOPFII: IMPORTANTE PATÓGENO NA ETIOLOGIA DA MASTITE BOVINA NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v7i3.411Resumo
A alga Prototheca zopfii destaca-se entre os agentes ambientais da mastite bovina em virtude dos prejuízos decorrentes do comprometimento da qualidade e produção de leite. Além disso, apresenta elevada resistência antimicrobiana e potencial zoonótico, fatores que levam ao descarte dos animais infectados. Esse patógeno foi identificado recentemente em Goiás e acredita-se que possa estar presente em outros rebanhos do Estado. O presente estudo visa revisar a literatura referente às características do agente, aspectos econômicos e de saúde pública, epidemiologia, clínicos e patológicos, bem como os procedimentos para diagnóstico, controle e prevenção dessa forma de mastite. PALAVRAS-CHAVE: Controle de mastite, epidemiologia, Prototheca zopfii.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2006-10-31
Como Citar
BUENO, V. F. F.; MESQUITA, A. J. de; DIAS FILHO, F. de C. PROTOTHECA ZOPFII: IMPORTANTE PATÓGENO NA ETIOLOGIA DA MASTITE BOVINA NO BRASIL. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 7, n. 3, p. 273–283, 2006. DOI: 10.5216/cab.v7i3.411. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/411. Acesso em: 4 nov. 2024.
Edição
Seção
Medicina Veterinária
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).