EXTRAÇÃO DE NUTRIENTES PELA FITOMASSA DE CULTIVARES DE Brachiaria brizantha SOB DOSES DE NITROGÊNIO
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v11i2.4043Palavras-chave:
ForragiculturaResumo
O fornecimento de nutrientes em quantidades adequadas e em proporções equilibradas é fundamental no processo produtivo das pastagens. Para o manejo da adubação, torna-se importante conhecer a necessidade de nutrientes das plantas forrageiras e, consequentemente, sua capacidade de extraí-los do solo. Diante disso, objetivou-se avaliar a extração de nutrientes pela fitomassa de cultivares de Brachiaria brizantha sob doses de nitrogênio. O delineamento experimental utilizado foi blocos completos ao acaso, com três repetições, em esquema de parcelas repetidas no tempo. Nas parcelas empregou-se o esquema fatorial 3 x 4, sendo três cultivares de Brachiaria brizantha (MG-4, Marandu e Xaraés) e quatro doses de nitrogênio (0, 50, 100 e 150 mg.dm-3). No tempo foram alocados os três cortes de avaliação, referente às épocas dos cortes. Como fonte de nitrogênio utilizou-se a ureia. O capim-xaraés mostrou maior produtividade, quando comparado aos outros cultivares, sendo considerado mais responsivo à adubação nitrogenada. O efeito mais pronunciado sobre a produção de fitomassa dos cultivares de Brachiaria brizantha e extração dos nutrientes foi proporcionado pelas maiores doses de nitrogênio. A máxima extração de macronutrientes pelos cultivares de Brachiaria brizantha seguiu a ordem decrescente para os macronutrientes K > N > P > Mg.> S e micronutrientes Mn > Fe > Zn > Cu, sendo necessário repor os nutrientes do solo, com o aumento da adubação nitrogenada.PALAVRAS-CHAVES: Absorção de nutrientes, Marandu, MG-4, Xaraés.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2010-06-22
Como Citar
DE PINHO COSTA, K. A.; OLIVEIRA, I. P. de; SEVERIANO, E. da C.; SAMPAIO, F. de M. T.; CARRIJO, M. S.; RODRIGUES, C. R. EXTRAÇÃO DE NUTRIENTES PELA FITOMASSA DE CULTIVARES DE Brachiaria brizantha SOB DOSES DE NITROGÊNIO. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 11, n. 2, p. 307–314, 2010. DOI: 10.5216/cab.v11i2.4043. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/4043. Acesso em: 15 set. 2024.
Edição
Seção
Produção Animal
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).