PRESENÇA DE Salmonella sp. EM CARCAÇAS SUÍNAS AMOSTRADAS EM DIFERENTES PONTOS DA LINHA DE PROCESSAMENTO

Autores

  • Felipe Nael Seixas Centro de Ciências Agroveterinárias CAV- UDESC
  • Ronise Tochetto Centro de Ciências Agroveterinárias - CAV/UDESC
  • Sandra Maria Ferraz Centro de Ciências Agroveterinárias CAV/UDESC

Palavras-chave:

Salmonella, Linha de abate, Suínos, Carcaças

Resumo

Salmonella é responsável pelo aparecimento de infecções em suínos e em seres humanos, influenciando na produção de carnes e na saúde pública. Com objetivo de verificar a presença de Salmonella sp. em carcaças suínas na linha de abate, bem como os sorovares presentes e associar com a pesquisa de anticorpos, realizaram-se três visitas a um abatedouro no Estado de Santa Catarina. Em cada visita foram coletadas quize amostras de sangue no momento da sangria e na linha de abate, material de seis carcaças. Para cada carcaça realizaram-se quatro amostragens com suabes, em uma área de 300cm² (20x15) da região anterior, após escaldagem, flambagem, evisceração e lavagem. Dessas carcaças, também, foram coletados fragmentos de intestino. Em cada visita coletaram-se suabes da serra de corte, do piso da baia de espera e água do tanque de escaldagem. Isolou-se Salmonella sp. em sete suabes de carcaças (um após a escaldagem e depilação, quatro após a evisceração, dois após lavagem da carcaça), em um suabe de piso, uma amostra de água e em seis amostras de conteúdo intestinal, destacando-se como mais frequentes os sorovares Typhimurium 7/15 (46,7%) e Derby 4/15 (26,7%). A sorologia identificou 71,1% de animais soropositivos.

PALAVRAS-CHAVES: Carcaças, linha de abate, Salmonella, suínos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Nael Seixas, Centro de Ciências Agroveterinárias CAV- UDESC

Médico Veterinário, especialista por UFLA (Controle e Qualidade de Carnes, Leite e Ovos), Mestre por CAV/UDESC; Professor de Inspeção e Tecnologia de Produtos de Origem Animal l - curso de Medicina Veterinária - CAV.

Ronise Tochetto, Centro de Ciências Agroveterinárias - CAV/UDESC

Aluna de Medicina Veterinária -  bolsista de iniciação científica.

Sandra Maria Ferraz, Centro de Ciências Agroveterinárias CAV/UDESC

Doutora, professora de Microbiologia do Curso de Mestrado de Medicina Veterinária, CAV/UDESC

Downloads

Publicado

2009-07-03

Como Citar

SEIXAS, F. N.; TOCHETTO, R.; FERRAZ, S. M. PRESENÇA DE Salmonella sp. EM CARCAÇAS SUÍNAS AMOSTRADAS EM DIFERENTES PONTOS DA LINHA DE PROCESSAMENTO. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 10, n. 2, p. 634–640, 2009. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/3996. Acesso em: 27 set. 2022.

Edição

Seção

Medicina Veterinária