CONSUMO E UTILIZAÇÃO DO ALIMENTO PELO BICHO-DA-SEDA (Bombyx mori L.), ALIMENTADO COM DOIS CULTIVARES DE AMOREIRA EM DIFERENTES IDADES DE CORTE
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v7i2.399Resumo
O presente estudo foi desenvolvido na Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de Gália-SP, da APTA/SAA, no período de 31 de dezembro de 1997 a 29 de abril de 1998. Teve por objetivo avaliar, através de índices nutricionais, os efeitos da idade de corte (7, 10, 13 e 16 semanas) de dois cultivares de amoreira (IZ 56/4 e Korin) sobre o consumo e utilização do alimento pelo bicho-da-seda (Bombyx mori L.).Com dez semanas de desenvolvimento o cultivar IZ 56/4 apresentou menor consumo e maior eficiência de utilização pelas lagartas no quinto ínstar, tendência também observada para o cultivar Korin. No geral, o cultivar Korin proporcionou as melhores características nutricionais, com menor ingestão, menor custo metabólico, maior eficiência de conversão e boa taxa de crescimento e digestibilidade. As lagartas do bicho-da-seda apresentaram boa capacidade compensatória em condições nutricionais inadequadas, de forma a manter um ótimo crescimento e desenvolvimento. PALAVRAS-CHAVE: Bicho-da-seda, idade de corte, Morus sp.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2006-10-31
Como Citar
PORTO, A. J.; FUNARI, S. R. C.; DIERCKX, S. M. A. G. CONSUMO E UTILIZAÇÃO DO ALIMENTO PELO BICHO-DA-SEDA (Bombyx mori L.), ALIMENTADO COM DOIS CULTIVARES DE AMOREIRA EM DIFERENTES IDADES DE CORTE. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 7, n. 2, p. 153–166, 2006. DOI: 10.5216/cab.v7i2.399. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/399. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Produção Animal
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).