Classificação andrológica por pontos (CAP) de touros nelore (Bos taurus indicus) de dois e três anos de idade, criados sob pastejo
Palavras-chave:
Reprodução AnimalResumo
Avaliaram-se 583 touros Nelore, de dois e três anos de idade, criados extensivamente, para estudar as características andrológicas (aspectos físicos: motilidade e vigor espermáticos; e morfológicos: defeitos espermáticos maiores e totais) e de biometria testicular (circunferência escrotal – CE – e volume testicular – VOLT), permitindo classificá-los andrologicamente por pontos e estabelecer parâmetros andrológicos. Os animais foram divididos em dois grupos: touros jovens (N = 345), com idades de 18 a 30 meses (2 anos), e adultos (N = 238), com idades de 31 a 42 meses (3 anos). Observaram-se diferenças (p < 0,05) de peso, CE, características físicas e morfológicas do sêmen e VOLT nos animais de dois anos de idade com CAP acima e abaixo de 60 pontos. Nos animais de três anos de idade observaram-se diferenças (p < 0,05) de CE e características físicas e morfológicas do sêmen nos touros com CAP acima e abaixo de 60 pontos. Esses dados sugerem que peso e CE influenciam a condição reprodutiva de touros jovens da raça Nelore e que os fatores determinantes na seleção para uma melhor condição reprodutiva foram as CE, juntamente com as características seminais, indicando a importância da análise de sêmen na avaliação de touros criados a pasto.PALAVRAS-CHAVES: Andrologia, classificação andrológica por pontos, circunferência escrotal, sêmen, zebu.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2009-12-17
Como Citar
DIAS, J. C.; ANDRADE, V. J.; MARTINS, J. A. M.; EMERICK, L. L.; GONÇALVES, P. E. M.; FILHO, V. R. V. Classificação andrológica por pontos (CAP) de touros nelore (Bos taurus indicus) de dois e três anos de idade, criados sob pastejo. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 10, n. 4, p. 1094–1099, 2009. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/3950. Acesso em: 17 abr. 2025.
Edição
Seção
Produção Animal
Licença
Copyright (c) 2009 Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).