Características e medidas ultrassonográficas do baço de cães e gatos filhotes hígidos
DOI:
https://doi.org/10.1590/1089-6891v17i439456Palavras-chave:
baço, ecogenecidade, pequenos animais, mensuração, ultrassomResumo
O objetivo do estudo foi analisar e comparar as características e as mensurações ultrassonográficas do baço entre cães e gatos filhotes hígidos, estabelecendo padrões de normalidade e valores de referência. Foram utilizados 15 cães e 15 gatos machos hígidos, raça mista e idade média de seis meses. Os mesmos foram divididos em dois grupos, sendo grupo G1 com 15 cães filhotes com peso médio de 3 kg e grupo G2 com 15 gatos filhotes com peso médio de 2 kg. Os animais foram submetidos ao exame ultrassonográfico do baço para visibilização das características internas e mensuração do órgão. As características estruturais ultrassonográficas do baço foram analisadas e comparadas entre as duas espécies de forma descritiva por meio de imagens obtidas no exame. As mensurações foram comparadas estatisticamente usando-se o programa SPSS®, com análise de variância (ANOVA), seguido do Teste de Tukey (P ? 0,05). Em ambos os grupos, foi observado que as artérias esplênicas apresentaram menor diâmetro luminar em relação às veias esplênicas. Nos cães e gatos filhotes, a ecotextura foi visibilizada homogênea e finamente granular. O baço dos cães filhotes tende a ser maior em comprimento (6,87 ± 0,03 cm) e largura (5,95 ± 0,07 cm) em relação ao comprimento (4,53 ± 0,02 cm) e largura (4,55 ± 0,04) nos gatos filhotes. Concluiu-se que não existe diferença de ecotextura e ecogenicidade esplênica entre o cão filhote e gato filhote e o baço dos cães filhotes apresentrou dimensões maiores, em comprimento e largura, em relação aos gatos filhotes.
Palavras-chaves: baço; ecogenecidade; mensuração pequenos animais; ultrassom.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Ciência Animal Brasileira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).