DESEMPENHO DE PINTOS DE CORTE ALIMENTADOS COM RAÇÕES CONTENDO SOJA INTEGRAL EXTRUSADA EM DIFERENTES TEMPERATURAS, DURANTE AS FASES PRÉ-INICIAL E INICIAL
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v7i1.392Resumo
O experimento objetivou avaliar o efeito da temperatura de extrusão da soja integral (SIE), em nível industrial, sobre o desempenho de frangos de corte nas fases pré-inicial e inicial de criação, utilizando-se um lote de 1.080 pintos da linhagem Ross, com peso médio inicial de 45 gramas. As rações isonutritivas foram formuladas para atender às exigências nutricionais das aves, com tratamentos experimentais constituídos por quatro temperaturas de extrusão da soja integral (125oC, 130oC, 135oC e 140oC) e nove repetições de trinta aves. As variáveis avaliadas foram consumo de ração (CR), ganho de peso (GP) e conversão alimentar (CA) de acordo com as fases pré-inicial (1 a 7 dias) e inicial (8 a 21 dias de idade). Em ambas as fases de criação, o GP e a CA melhoraram linearmente à medida que houve aumento da temperatura de extrusão da soja integral. Observou-se que os melhores resultados foram apresentados a uma temperatura de extrusão na faixa de 140oC. PALAVRAS-CHAVE: Desempenho, frangos, inibidores de tripsina, soja extrusada, temperatura.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2006-10-31
Como Citar
COSTA, F. G. P.; OLIVEIRA, F. N. de; SILVA, J. H. V. da; NASCIMENTO, G. A. J. do; AMARANTE JÚNIOR, V. da S.; BARROS, L. R. DESEMPENHO DE PINTOS DE CORTE ALIMENTADOS COM RAÇÕES CONTENDO SOJA INTEGRAL EXTRUSADA EM DIFERENTES TEMPERATURAS, DURANTE AS FASES PRÉ-INICIAL E INICIAL. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 7, n. 1, p. 11–16, 2006. DOI: 10.5216/cab.v7i1.392. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/392. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
Produção Animal
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).