COMPORTAMENTO DE CAVALOS DAS RAÇAS BRETÃ E PERCHERON ESTABULADOS
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v7i1.391Resumo
Avaliou-se o comportamento de vinte cavalos estabulados, das raças Bretã e Percheron, nas condições em que são criados no 32º Grupo de Artilharia de Guardado Ministério do Exército no Distrito Federal. Os animais foram observados 24 horas por dia, durante seis dias, de dez em dez minutos, e anotou-se o comportamento de cada animal. Analisaram-se os dados coletados mediante procedimentos não-paramétricos. Os animais das duas raças estudadas apresentaram vários distúrbios de comportamento, sendo os cavalos da raça Bretã com menor incidência. Verificou-se que os animais com atividade física durante o dia apresentaram menor incidência de distúrbios no comportamento e que animais da raça Bretã mostraram-se mais adaptados às condições de criação que os da raça Percheron. PALAVRAS-CHAVE: Eqüino estabulado, distúrbios de comportamento, raça.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2006-10-31
Como Citar
REZENDE, M. J. de M.; MCMANUS, C.; PALUDO, G. R.; MARTINS, R. D.; OLIVEIRA, L. de P. G. de; FUCK, B. H.; LOUVANDINI, H. COMPORTAMENTO DE CAVALOS DAS RAÇAS BRETÃ E PERCHERON ESTABULADOS. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 7, n. 1, p. 17–25, 2006. DOI: 10.5216/cab.v7i1.391. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/391. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
Produção Animal
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).