ANATOMIA ÓSSEA E MUSCULAR DA ESCAPULA E BRAÇO DE Chrysocyon brachyurus (CARNÍVORA, CANIDAE)

Autores

  • Saulo Gonçalves Pereira Universidade Federal de Uberlândia
  • Andre Luiz Quagliatto Santos Universidade Federal de Uberlândia
  • Daniela Cristina Silva Borges Universidade Federal de Uberlândia
  • Priscilla Rosa Ribeiro Queiroz UFU
  • José Onicio Rosa da Silva Faculdade Patos de Minas - FPM

DOI:

https://doi.org/10.1590/cab17439010

Palavras-chave:

Anatomia Animal

Resumo

O Lobo-guará Chrysocyon brachyurus - Illiger, 1815, éomaiorcanídeo daAmérica do Sul, distribuindo- se na região central desse continente, preferencialmente em biomas descampados. Pode atingir entre 20 e 33 kg e até 125 cm de altura. Encontra-se em ameaça de extinção. O conhecimento anatômico é de grande importância para a complementação das informações acerca das espécies silvestres e para implicações clínicas, cirúrgicas e conservacionistas. Objetivou-se descrever os ossos e respectivos acidentes ósseos pertencentes ao cíngulo do membro torácico da região braquial e respectivos músculos do lobo-guará, por meio dos procedimentos de dissecação em animais preservados em solução de formol a 10%. Os animais pertencem ao acervo didático do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Animais Silvestres da UFU e são provenientes de atropelamentos. Os ossos são: escápula e úmero. Não foi observada a clavícula. Os músculos são: M. deltoide; M. supraespinhal; M. infraespinhal; M. redondo maior; M. redondo menor; M. tríceps braquial cabeças: lateral, acessória, longa e medial; M. ancôneo; M. bíceps braquial; M. subescapular; M. coracobraquial; M. tensor da fáscia do antebraço; M. braquial. A escápula e o braço têm acidentes específicos, porém são semelhantes aos dos cães domésticos. O úmero é reto. Os músculos apresentam algumas peculiaridades.

Palavras-chave: anatomia; canídeos; lobo-guará; miologia; osteologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Saulo Gonçalves Pereira, Universidade Federal de Uberlândia

Mestre em Ciencias Veterinárias - UFU 2013

Andre Luiz Quagliatto Santos, Universidade Federal de Uberlândia

Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Uberlândia (1983). Possui mestrado em Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres pela Universidade de São Paulo (1990) e doutorado em Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres pela Universidade de São Paulo (1992). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Uberlândia. Coordenador Técnico do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Animais Silvestres (LAPAS) da UFU. Responsável pelo atendimento clínico a Animais Selvagens no Hospital Veterinário da UFU. Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Anatomia Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: animais silvestres, anatomia, ontogenia óssea, contenção famacológica, répteis.

Daniela Cristina Silva Borges, Universidade Federal de Uberlândia

Graduada em Ciências Biológicas Bacharel/Licenciatura, pelo Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) . Pós-graduada em Didática e Docência do ensino Superior pela Faculdade Patos de Minas(2009). Mestra em Ciências Veterinárias na área de concentração - Saúde Animal pela Universidade Federal de Uberlândia (2013) e atualmente cursa o doutorado em Ciências Veterinárias na linha de pesquisa Saúde Animal ( Morfologia de Animais Silvestres) pela Universidade Federal de Uberlândia (2014). Professora e coordenadora do curso de Ciências Biológicas da Faculdade Cidade de João Pinheiro e professora do curso de Ciências Biológicas da Faculdade Patos de Minas. Tem experiência na área de Zoologia, Morfologia e Evolução.

Priscilla Rosa Ribeiro Queiroz, UFU

Possui graduação em Educação Física/Licenciatura (2009), Educação Física/Bacharelado (2010) e pós-graduação em Musculação e Personal Trainer (2011) pelo Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM. Mestre em Ciências Veterinárias, na área de concentração de Saúde Animal, linha de pesquisa em Morfologia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Possui doutorado, em andamento, em Ciências Veterinárias, na área de concentração de Saúde Animal, linha de pesquisa em Morfologia pela UFU. Atualmente é docente nos cursos de Educação Física, Enfermagem e Ciências Biológicas e Nutrição do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM).

José Onicio Rosa da Silva, Faculdade Patos de Minas - FPM

Graduando em Ciências Biológicas da FPM.

Técnico de Laboratório instituicional

Downloads

Publicado

2016-10-28

Como Citar

PEREIRA, S. G.; SANTOS, A. L. Q.; BORGES, D. C. S.; QUEIROZ, P. R. R.; SILVA, J. O. R. da. ANATOMIA ÓSSEA E MUSCULAR DA ESCAPULA E BRAÇO DE Chrysocyon brachyurus (CARNÍVORA, CANIDAE). Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 17, n. 4, p. 622–632, 2016. DOI: 10.1590/cab17439010. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/39010. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Medicina Veterinária