ESTRUTURA E PRODUTIVIDADE DE CAPIM-TANZÂNIA SUBMETIDO A DIFERENTES FREQUÊNCIAS DE DESFOLHAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.1590/cab18038984Palavras-chave:
Área foliar, Dossel, Interceptação luminosa, Panicum maximum, Massa seca.Resumo
Objetivou-se com este trabalho avaliar o efeito de diferentes frequências de desfolhação em períodos fixos sob as características estruturais e produtivas do dossel de capim-Tanzânia (Panicum maximumJacq) em condições climáticas Am no ano de 2014. O delineamento experimental foi em blocos casualizados com seis tratamentos correspondentes a seis frequências de desfolhação (14; 21; 28; 35; 42 e 49 dias) e cinco repetições e os dados foram submetidos a análise de regressão. A interceptação luminosa (IL) aumentou (P<0,05) de maneira assintótica com o aumento dos períodos de descanso, no qual a máxima interceptação de luz foi de 98% e ocorreu aos 42 dias de rebrotação. O índice de área foliar (IAF) e o acúmulo de matéria seca, aumentaram (P<0,05) linearmente variando de 3,6 a 7,1 e de 880,3 a 4051,7 kg.ha-1 de matéria seca de forragem, nas frequências de 14 a 49 dias, respectivamente. A altura variou de 44 a 119 cm nas frequências de 14 a 49 dias, respectivamente. A frequência de desfolhação que representa uma IL de 95% está relacionada ao período de descanso de 29 dias, em que o dossel de capim-Tanzânia apresentou altura em torno de 63 cm, IAF crítico de 5,1 e acúmulo de matéria seca de forragem de 2.160 kg.ha-1.Palavras-chave: Área foliar; dossel; interceptação luminosa; massa seca; Panicum maximum.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-03-31
Como Citar
MACEDO, V. H. M.; CUNHA, A. M. Q.; CÂNDIDO, E. P.; DOMINGUES, F. N.; MELO, D. de M.; DO RÊGO, A. C. ESTRUTURA E PRODUTIVIDADE DE CAPIM-TANZÂNIA SUBMETIDO A DIFERENTES FREQUÊNCIAS DE DESFOLHAÇÃO. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 18, 2017. DOI: 10.1590/cab18038984. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/e-38984. Acesso em: 5 jan. 2025.
Edição
Seção
ZOOTECNIA
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).