ALTERAÇÕES METABÓLICAS E HEMATOLÓGICAS EM JUNDIÁS (Rhamdia quelen) ALIMENTADOS COM RAÇÕES CONTENDO AFLATOXINAS
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v7i1.388Resumo
A presente pesquisa teve por objetivo verificar a influência de diferentes níveis de aflatoxinas sobre alguns parâmetros metabólicos e hematológicos em alevinos de jundiá (Rhamdia quelen), utilizando-se peixes com peso inicial de 3,0 gramas, criados em sistema de recirculação de água, durante 45 dias, com quatro tratamentos experimentais, sendo um controle e três níveis de aflatoxinas: 41, 90 e204 ppb de aflatoxinas/kg de ração. Os resultados obtidos demonstraram redução nos valores de hematócrito, hemoglobina e glicose sangüínea dos peixes, proporcionalmente aos níveis crescentes de incorporação de aflatoxinas na dieta. Quanto aos metabólitos no tecido hepático e muscular, a principal alteração foi a redução nos teores de proteína muscular e hepática em resposta aos níveis adicionados. Conclui-se que, para os níveis de aflatoxinas testados, ocorre diminuição dos parâmetros hematológicos em alevinos de jundiá. Ocorre também utilização da proteína do músculo e do fígado pelos peixes,sendo que as outras alterações metabólicas podem ser consideradas adaptações do peixe em relação à intoxicação. PALAVRAS-CHAVE: Aflatoxinas, hematócrito, intoxicação, metabólitos, Rhamdia quelen.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2006-10-31
Como Citar
VIEIRA, V. L. P.; RADÜNZ NETO, J.; LOPES, P. R. S.; LAZZARI, R.; FONSECA, M. B. da; MENEZES, C. C. ALTERAÇÕES METABÓLICAS E HEMATOLÓGICAS EM JUNDIÁS (Rhamdia quelen) ALIMENTADOS COM RAÇÕES CONTENDO AFLATOXINAS. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 7, n. 1, p. 49–55, 2006. DOI: 10.5216/cab.v7i1.388. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/388. Acesso em: 5 nov. 2024.
Edição
Seção
Produção Animal
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).