ESTUDO DE PARÂMETROS DE CRESCIMENTO DE BEZERROS NELORE POR MEIO DE UM MODELO DE REGRESSÃO LINEAR: UMA ABORDAGEM BAYESIANA

Autores

  • Natascha Almeida Marques da Silva
  • Luiz Henrique de Aquino
  • Luiz Henrique de Aquino
  • Fabyano Fonseca e Silva
  • Fabyano Fonseca e Silva
  • Joel Augusto Muniz
  • Joel Augusto Muniz

Resumo

O estudo da fase inicial de crescimento de bovinos é de grande importância na identificação de eficiência de crescimento. Utilizou-se o método Bayesiano no ajuste do modelo de regressão linear a dados de peso–idade de novilhos Nelore nascidos nas épocas chuvosa e seca. As amostras das distribuições marginais a posteriori dos parâmetros do modelo foram obtidas através do algoritmo Gibbs sampler. Realizou-se um estudo de simulação de dados para validar o programa computacional utilizado, o qual indicou a eficiência deste. A amostra da distribuição marginal a posteriori para a diferença entre as taxas de crescimento indicou a maior eficiência de crescimento dos animais nascidos na época seca. Em relação à variação das taxas de crescimento, verificou-se que a dos animais nascidos na época chuvosa é mais baixa do que a dos nascidos no período da seca. PALAVRAS-CHAVE: Bezerros Nelore, método Bayesiano, regressão linear.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2006-10-31

Como Citar

SILVA, N. A. M. da; AQUINO, L. H. de; AQUINO, L. H. de; SILVA, F. F. e; SILVA, F. F. e; MUNIZ, J. A.; MUNIZ, J. A. ESTUDO DE PARÂMETROS DE CRESCIMENTO DE BEZERROS NELORE POR MEIO DE UM MODELO DE REGRESSÃO LINEAR: UMA ABORDAGEM BAYESIANA. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 7, n. 1, p. 57–65, 2006. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/387. Acesso em: 15 ago. 2022.

Edição

Seção

Produção Animal