CARACTERÍSTICAS MORFOLÓGICAS, PRODUTIVAS E BROMATOLÓGICAS DO CAPIM-XARAÉS: ADUBAÇÃO NITROGENADA EM COBERTURA VERSUS INOCULAÇÃO COM BACTÉRIAS DIAZOTRÓFICAS

Autores

Resumo

A adubação nitrogenada em cobertura é imprescindível para a produção de forragem, mas o elevado custo dos fertilizantes estimula a busca por novas tecnologias, como o uso de bactérias diazotróficas, que podem fixar o nitrogênio atmosférico. Para avaliar o potencial dessa tecnologia em suprir a quantidade de nitrogênio requerida pelo capim-xaraés em cobertura, as plantas foram adubadas em plantio com dose equivalente a 100 kg ha-1 de N e inoculadas com estirpes de bactérias diazotróficas e Azospirillum brasilense, e comparadas com plantas que receberam 100 kg ha-1 de N em plantio e em cobertura, durante dois períodos de crescimento da parte aérea (58 dias no primeiro período e 26 dias no segundo período), em vasos de 20 dm³. Os dados foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste Scott-Knott a 5% de significância. A área foliar do capim-xaraés inoculado com a estirpe UN42 foi semelhante a das plantas que receberam adubação nitrogenada em cobertura. Todavia, a produção de massa do capim foi maior quando houve adubação nitrogenada em cobertura. A inoculação das plantas com Azospirillum brasilense e as estirpes UN16, UN17, UN21, UN33, UN49 e UN78 aumentou os teores de proteína bruta do capim-xaraés em relação à adubação nitrogenada em plantio sem inoculação. Porém, a inoculação do capim com as bactérias diazotróficas não substitui totalmente a adubação nitrogenada em cobertura.
Palavras-chave: Azospirillum brasilense, fixação biológica de nitrogênio, produção sustentável, sistema radicular, Urochloa brizantha

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcio de Souza Dias, Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"

Departamento de Ciência do Solo - Atua em temas relacionados à avaliação de alimentos para animais, produção e conservação de forragens e nutrição e adubação de plantas forrageiras, com ênfase em adubação sulfatada e estresse oxidativo.

Publicado

2019-09-23

Como Citar

DIAS, M. de S.; FLORENTINO, L. A.; RABÊLO, F. H. S.; REZENDE, A. V. de; SOUZA, F. R. da C.; BORGO, L. CARACTERÍSTICAS MORFOLÓGICAS, PRODUTIVAS E BROMATOLÓGICAS DO CAPIM-XARAÉS: ADUBAÇÃO NITROGENADA EM COBERTURA VERSUS INOCULAÇÃO COM BACTÉRIAS DIAZOTRÓFICAS. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 20, p. 1–12, 2019. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/38586. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

ZOOTECNIA