ESTRUTURA DO DOSSEL E CARACTERÍSTICAS DE PERFILHOS EM PASTOS DE CAPIM-PIATÃ MANEJADOS COM DOSES DE NITROGÊNIO E PERÍODOS DE DIFERIMENTO VARIÁVEIS
DOI:
https://doi.org/10.1590/cab18037547Palavras-chave:
ForragiculturaResumo
Este trabalho foi desenvolvido de 25 de fevereiro a 01 de julho de 2012 para recomendar a(s) dose(s) de nitrogênio e o(s) período(s) de diferimento que resultam em pastos diferidos de Brachiaria brizantha cv. Piatã (capim-piatã) com características estruturais adequadas ao consumo animal. Foram avaliadas combinações entre períodos de diferimento e condições de adubação nitrogenada. Os períodos de diferimento foram longo (127 dias) e curto (79 dias). As doses de nitrogênio foram de 0, 40, 80 e 120 kg/ha. O delineamento experimental foi de blocos casualizados, com três repetições. O índice de área foliar (IAF) e a interceptação luminosa (IL) aumentaram com a aplicação de nitrogênio. Na ausência ou dose pequena de nitrogênio, o pasto diferido por curto período apresentou IAF e IL inferiores ao manejado com longo período de diferimento. A dose de nitrogênio só influenciou a densidade de perfilhos basais vegetativos. O menor período de diferimento resultou em maiores números de perfilhos basais e aéreos vegetativos, assim como número inferior de perfilho basal reprodutivo. O nitrogênio aumentou o comprimento da lâmina foliar e do colmo do perfilho vegetativo. Longo período de diferimento resultou em colmo e lâmina foliar mais compridos e maior número de folhas mortas. O capim-piatã pode ser diferido por 80 dias, com aplicação de 80 kg/ha de nitrogênio no início do período de diferimento.Palavras-chave: Brachiaria brizantha; colmo; folha; índice de área foliar; interceptação luminosa.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-07-31
Como Citar
SANTOS, M. E. R.; SOUSA, B. M. de L.; ROCHA, G. de O.; FREITAS, C. A. S.; SILVEIRA, M. C. T. da; DE SOUSA, D. O. C. ESTRUTURA DO DOSSEL E CARACTERÍSTICAS DE PERFILHOS EM PASTOS DE CAPIM-PIATÃ MANEJADOS COM DOSES DE NITROGÊNIO E PERÍODOS DE DIFERIMENTO VARIÁVEIS. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 18, 2017. DOI: 10.1590/cab18037547. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/e-37547. Acesso em: 23 nov. 2024.
Edição
Seção
ZOOTECNIA
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).