EFEITO DE VERMIFUGAÇÃO ESTRATÉGICA, COM PRINCÍPIO ATIVO À BASE DE IVERMECTINA NA INCIDÊNCIA DE PARASITOS GASTRINTESTINAIS NO REBANHO CAPRINO DA UFPI

Autores

  • Gregório da Silva Costa Júnior
  • Ivete Lopes de Mendonça
  • José Elivalto Guimarães Campelo
  • Rildênio Renato Cavalcante
  • Laí Alves Dantas Filho
  • Isôlda Márcia Rocha do Nascimento
  • Ezequiel Cardoso Saraiva de Almeida
  • Ricardo de Macedo Chaves

DOI:

https://doi.org/10.5216/cab.v6i4.373

Resumo

Objetivou-se avaliar a eficácia de vermifugação realizada durante um ano no rebanho caprino da raça anglonubiana da Universidade Federal do Piauí, sendo a estratégia adotada caracterizada por vermifugações no período seco e no período chuvoso, com princípio ativo à base de ivermectina em aplicação oral. Avaliou-se a prevalência estacional de nematódeos gastrintestinais em cabritos, machos e fêmeas de seis a dez meses, cabra e reprodutor. Estimou-se o número médio de ovos e larvas de acordo com a época do ano, considerando-se os exames mensais como repetições dentro da época. Os resultados foram interpretados com base em estatísticas descritiva,médias e desvios padrões. Constatou-se baixa prevalência de ovos de nematódeos, oocistos de protozoários e larvas infectantes. Entretanto a variabilidade dentro da estação foi alta e, portanto, não se pode estabelecer com segurança associação entre a freqüência dos parasitas com a categoria animal, nem mesmo com a época do ano, mas há indícios de que a estratégia de vermifugação adotada interferiu no ciclo parasitário, alterando a maior incidência de parasitos gastrintestinais durante o período chuvoso. PALAVRAS-CHAVE: Caprino, helmintos gastrintestinais, protozoários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2006-10-31

Como Citar

COSTA JÚNIOR, G. da S.; MENDONÇA, I. L. de; CAMPELO, J. E. G.; CAVALCANTE, R. R.; DANTAS FILHO, L. A.; NASCIMENTO, I. M. R. do; ALMEIDA, E. C. S. de; CHAVES, R. de M. EFEITO DE VERMIFUGAÇÃO ESTRATÉGICA, COM PRINCÍPIO ATIVO À BASE DE IVERMECTINA NA INCIDÊNCIA DE PARASITOS GASTRINTESTINAIS NO REBANHO CAPRINO DA UFPI. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 6, n. 4, p. 279–286, 2006. DOI: 10.5216/cab.v6i4.373. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/373. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Medicina Veterinária