RENDIMENTO DO AMENDOIM-FORRAGEIRO ESTABELECIDO SOB DIFERENTES ARRANJOS POPULACIONAIS DE PLANTAS EM PLANOSSOLO
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v6i3.369Resumo
Esta pesquisa foi realizada no Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça, da Universidade Federal de Pelotas, RS, de dezembro/2000 a março/2002, para avaliar o estabelecimento, produção e qualidade da leguminosa forrageira Arachis pintoi (KRAPOVICKAS & GREGORY) cv. Alqueire-1, em diferentes combinações de espaçamentos de plantio (0,25, 0,50, 0,75 e 1,00 m entre linhas e entre plantas), em resteva de arroz (Planossolo hidromórfico eutrófico solódico). O delineamento experimental constou de blocos casualizados com tratamentos dispostos em faixas e quatro repetições. Foram realizados três cortes, em intervalo de 45 dias, após o corte de uniformização (05/11/01), com rebaixamento a 5 cm do nível do solo. O material de cada corte foi separado em Arachis (folha e caule), gramíneas nativas, outras espécies e material morto. Foram avaliadas as produções de matéria seca e proteína bruta, teores de proteína bruta, fósforo e potássio e respectivas extrações. Foi concluído que é viável o estabelecimento, através de propagação vegetativa de A. pintoi, em áreas anteriormente cultivadas com arroz irrigado (restevas) sob diferentes espaçamentos populacionais. No ano de estabelecimento produções mais elevadas de matéria seca são obtidas com populações mais densas de plantas, ou seja, distâncias menores entre linhas e entre plantas nas linhas. O espaçamento entre plantas dentro das linhas apresenta efeito mais determinante na produção de matéria seca do que a distância entre linhas. PALAVRAS-CHAVE: Arachis pintoi, espaçamento de plantio, leguminosa perene.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2006-10-31
Como Citar
MACHADO, A. N.; SIEWERDT, L.; ZONTA, Élio P.; VAHL, L. C.; COELHO, R. W.; FERREIRA, O. G. L.; AFFONSO, A. B. RENDIMENTO DO AMENDOIM-FORRAGEIRO ESTABELECIDO SOB DIFERENTES ARRANJOS POPULACIONAIS DE PLANTAS EM PLANOSSOLO. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 6, n. 3, p. 151–162, 2006. DOI: 10.5216/cab.v6i3.369. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/369. Acesso em: 5 nov. 2024.
Edição
Seção
Produção Animal
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).