PSEUDOFRUTO DO CAJUEIRO (Anacardium occidentale L.) PARA SUÍNOS EM CRESCIMENTO: METABOLISMO DE NUTRIENTES E DESEMPENHO
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v9i1.3673Palavras-chave:
Suínos, nutriçãoResumo
A pesquisa destinou-se a avaliar a digestibilidade, o metabolismo de nutrientes e o balanço de nitrogênio do pseudofruto do cajueiro para suínos em crescimento, bem como o desempenho desses animais alimentados com diferentes níveis de inclusão desse subproduto nas dietas. Avaliaram-se ainda os aspectos fisiológicos dos animais e a viabilidade econômica das dietas testadas. No ensaio de metabolismo, quatro leitões foram alimentados com uma ração referência e outros quatro com uma dieta-teste, que apresentou 30% de substituição da ração referência pelo farelo do pseudofruto do cajueiro. No ensaio de desempenho utilizaram-se quarenta animais, distribuídos em blocos ao acaso, com cinco tratamentos, quatro repetições. Os tratamentos consistiram de rações com os níveis de 0%, 5%, 10%, 15% e 20% de inclusão do pseudofruto do cajueiro. Os valores dos coeficientes de digestibilidade e dos metabolismos da proteína e da energia do pseudofruto do cajueiro obtidos foram 12,30 e 11,38%; 23,43 e 21,91%, respectivamente, sendo encontrados valores de 1.123 kcal/kg e 1.051 kcal/kg para energias digestível e metabolizável. O pseudofruto do cajueiro pode ser incluído nas dietas de suínos em crescimento até o nível de 20% da ração, e sua inclusão na forma de farelo melhora o rendimento financeiro da produção.PALAVRAS-CHAVES: Alimento alternativo, balanço de nitrogênio, ganho de peso, temperatura.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2008-04-03
Como Citar
FARIAS, L. A.; LOPES, J. B.; FIGUEIRÊDO, A. V. de; ALBUQUERQUE, D. M. de N.; ARAÚJO NETO, A. A. de; RAMOS, L. de S. N. PSEUDOFRUTO DO CAJUEIRO (Anacardium occidentale L.) PARA SUÍNOS EM CRESCIMENTO: METABOLISMO DE NUTRIENTES E DESEMPENHO. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 9, n. 1, p. 100–109, 2008. DOI: 10.5216/cab.v9i1.3673. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/3673. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Produção Animal
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).