Avaliação do comportamento ingestivo de novilhas ¾ holandês x zebu alimentadas com silagem de capim-elefante acrescida de 10% de farelo de mandioca: aspectos metodológicos
Resumo
O presente trabalho teve como objetivo definir o intervalo de tempo para o registro do comportamento ingestivo de novilhas ¾ holandês x xebu com doze meses de idade. Foram observadas quatro novilhas, durante dois períodos de 24 horas, na última semana do período experimental. As variáveis estudadas foram os tempos diários totais, o número de períodos e o tempo/período das atividades de alimentação, ruminação e ócio. Foram comparados os intervalos de 10, 15, 20, 25 e 30 minutos contra o intervalo de 5 minutos. Não houve diferenças significativas entre os tempos médios diários de alimentação, ruminação e ócio medidos nas diferentes escalas de tempo, indicando que este tipo de experimento pode ser feito com intervalos de até 30 minutos entre cada observação, sem comprometer os resultados, pois a média de tempo destas atividades ocorre em períodos discretos superiores a este intervalo médio. PALAVRAS-CHAVE: Alimentação, etologia, ócio, ruminação.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2006-10-31
Como Citar
SILVA, Robério Rodrigues; SILVA, Fabiano Ferreira da; CARVALHO, Gleidson Giordano P. de; VELOSO, Cristina Mattos; FRANCO, Ingryd Loiola; AGUIAR, Maria do Socorro M. A.; CHAVES, Modesto Antonio. Avaliação do comportamento ingestivo de novilhas ¾ holandês x zebu alimentadas com silagem de capim-elefante acrescida de 10% de farelo de mandioca: aspectos metodológicos. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 6, n. 3, p. 173–177, 2006. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/367. Acesso em: 5 dez. 2025.
Edição
Seção
Produção Animal
Licença
Copyright (c) 2006 Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).





















