CRESCIMENTO DE CABRAS SAANEN, ALPINA E TOGGENBURG NO DISTRITO FEDERAL: FATORES GENÉTICOS E AMBIENTAIS
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v9i1.3662Palavras-chave:
Melhoramento de caprinosResumo
Coletaram-se dados de 1.215 crias caprinas, sendo 402 Saanen, 396 Pardo Alpina, 200 Toggenburg e 217 ½ Pardo Alpina, entre 1995 e 2001, no Distrito Federal, Brasil. Consideraram-se, como fixos, os efeitos de raça, sexo, número de crias, mês e ano de parto e, como covariável, o peso da cabra, para análise das características peso ao nascer e à desmama, ganho de peso do nascimento à desmama e da desmama à primeira inseminação, bem como idade à primeira inseminação. O peso ao nascer teve relação com a raça, o sexo e o número de crias. Já o peso à desmama, apenas com a raça. O mês e ano de nascimento afetaram o ganho de peso após à desmama. O número de dias para inseminação foi influenciado pela raça e mês de nascimento. As correlações genéticas estimadas entre o peso ao nascer e as demais características evidenciaram-se altas e positivas, exceto em relação ao ganho de peso do nascimento à desmama (0,23). Quanto às correlações obtidas entre o ganho do nascimento à desmama, observaram-se correlações altas e positivas, porém foram altas e negativas no que diz respeito ao número de dias para a inseminação (-1,0). As correlações estimadas entre ganho de peso da desmama à primeira inseminação se apresentaram altas e positivas. Em geral, os resultados indicaram que animais que cresceram mais rápido foram maiores à desmama e às idades posteriores. As herdabilidades estimadas mostraram-se moderadas, indicando que a seleção deve produzir animais com rápido crescimento e que atinjam idade de reprodução com menor idade. Palavras-chaves: Confinamento, correlação, curva de crescimento, herdabilidade, peso.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2008-04-03
Como Citar
MCMANUS, C.; SOARES FILHO, G.; LOUVANDINI, H.; DIAS, L. T.; TEIXEIRA, R. de A.; MURATA, L. S. CRESCIMENTO DE CABRAS SAANEN, ALPINA E TOGGENBURG NO DISTRITO FEDERAL: FATORES GENÉTICOS E AMBIENTAIS. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 9, n. 1, p. 68–75, 2008. DOI: 10.5216/cab.v9i1.3662. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/3662. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Produção Animal
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).