PERFIL ETIOLÓGICO DA MASTITE BOVINA NA BACIA LEITEIRA DE SANTA IZABEL DO OESTE, PARANÁ
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v11i4.3654Palavras-chave:
Microbiologia de produtos de origem animalResumo
As mastites clínica ou subclínica são as principais doenças que afetam o rebanho bovino leiteiro, com impacto sobre a economia, a indústria e com reflexos na saúde pública. Considerando-se que Santa Izabel do Oeste se encontra na segunda maior bacia leiteira do Estado do Paraná e que os casos de mastite epidemiologicamente subdividem-se em ambientais ou contagiosas, buscou-se identificar os possíveis agentes etiológicos causadores das mastites bovinas, utilizando-se um método diagnóstico preliminar rápido e barato que diferenciasse estes dois tipos da enfermidade, a fim de orientar o tratamento e a profilaxia. Optou-se por duas triplacas, sendo que a triplaca I continha em cada cavidade os seguintes meios de cultura: ágar sangue; ágar bile-esculina e ágar sal manitol; a triplaca II possuía os meios ágar MacConkey; ágar Baird-Parker e ágar sabouraud-dextrose com cloranfenicol. Adicionalmente, utilizou-se um tubo com ágar sabouraud-dextrose com cloranfenicol incubado à temperatura ambiente, para pesquisa de fungos filamentosos. Observou-se que na grande maioria das amostras foram isolados Staphylococcus coagulase negativos, coliformes, Staphylococcus aureus, bacilos gram negativos não fermentadores, corinebactérias, Streptococcus spp. e Streptococcus agalactiae.PALAVRAS-CHAVES: Coliformes, corinebactérias, estafilococos, estreptococos, mastite.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2010-12-21
Como Citar
SANTOS, L. L.; PEDROSO, T. F. F.; GUIRRO, E. PERFIL ETIOLÓGICO DA MASTITE BOVINA NA BACIA LEITEIRA DE SANTA IZABEL DO OESTE, PARANÁ. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 11, n. 4, p. 860–866, 2010. DOI: 10.5216/cab.v11i4.3654. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/3654. Acesso em: 17 nov. 2024.
Edição
Seção
Medicina Veterinária
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).