EFEITOS DOS EXTRATOS AQUOSO E METANÓLICO DE ALGAROBA SOBRE CULTURAS DE LARVAS DE NEMATÓDEOS GASTRINTESTINAIS DE CAPRINOS

Autores

  • Maria José M. Batatinha Universidade Federal da Bahia
  • Gisele Nunes Almeida
  • Luciana Ferreira Domingues
  • Monica Mattos dos S. Simas
  • Mariana Borges Botura
  • Ana Carla F. G. da Cruz
  • Maria Angela O. de Almeida

DOI:

https://doi.org/10.5216/cab.v12i3.3653

Palavras-chave:

Prosopis juliflora, Algaroba, Anti-helmíntico, Caprinos

Resumo

Este trabalho teve como objetivo avaliar os efeitos in vitro dos extratos metanólico e aquoso dos frutos e das folhas de Prosopis juliflora (Sw) D.C. (algaroba), respectivamente, sobre cultivos de larvas de nematódeos gastrintestinais de caprinos. Seis concentrações do extrato metanólico (724,5; 557,3; 428,7; 329,8; 253,7; 195,1mg/mL) e uma concentração do extrato aquoso (110 mg/mL) foram utilizadas para o tratamento dos cultivos de larvas, realizados em triplicata. Como controle positivo e negativo foram utilizadas doramectina e água destilada, respectivamente. Os resultados revelaram uma redução superior a 90% do número de larvas infectantes para os diferentes gêneros, nas concentrações de 724,5 a 253,7 mg/mL para o extrato metanólico e baixo percentual de redução (59,87%) para o extrato aquoso, demonstrando que,apenas o extrato metanólico da algaroba apresentou efeito no tratamento in vitro de nematódeos gastrintestinais de caprinos.
PALAVRAS-CHAVE: Anti-helmíntico; Caprinos; Prosopis juliflora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria José M. Batatinha, Universidade Federal da Bahia

Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal da Bahia (1985), Mestrado em Patologia Experimental e Comparada pela Universidade de São Paulo (março/1987-julho/1990) e Doutorado em Toxicologia Animal pela Escola Superior de Medicina Veterinária de Hannover-Alemanha (Tierartliche Hochschule Hannover) (março/1994-dez/1997). Atualmente é professora adjunta e coordenadora das Disciplinas de graduação:"Toxicologia Veterinária", e de Pós graduação:" Tópicos em Toxicologia Aplicada à Medicina Veterinária" da Escola de Medicina Veterinária da Universidade Federal da Bahia. É Representante Titular do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) na Câmara Setorial de Toxicologia (CST) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA/Ministério da Saúde desde 2005).  Orienta e co-orienta alunos de Mestrado e Doutorado em Cursos de Pós-graduação credenciados pela CAPES. Atua na área de Toxicologia, com ênfase em Plantas Tóxicas e medicinais, micotoxinas/ micotoxicoses de interesse em Medicina Veterinária, e medicamentos de uso veterinário.

Downloads

Publicado

2011-09-29

Como Citar

BATATINHA, M. J. M.; ALMEIDA, G. N.; DOMINGUES, L. F.; SIMAS, M. M. dos . S.; BOTURA, M. B.; DA CRUZ, A. C. F. G.; DE ALMEIDA, M. A. O. EFEITOS DOS EXTRATOS AQUOSO E METANÓLICO DE ALGAROBA SOBRE CULTURAS DE LARVAS DE NEMATÓDEOS GASTRINTESTINAIS DE CAPRINOS. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 12, n. 3, p. 514–519, 2011. DOI: 10.5216/cab.v12i3.3653. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/3653. Acesso em: 1 mar. 2024.

Edição

Seção

Medicina Veterinária