EFEITOS DOS EXTRATOS AQUOSO E METANÓLICO DE ALGAROBA SOBRE CULTURAS DE LARVAS DE NEMATÓDEOS GASTRINTESTINAIS DE CAPRINOS
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v12i3.3653Palavras-chave:
Prosopis juliflora, Algaroba, Anti-helmíntico, CaprinosResumo
Este trabalho teve como objetivo avaliar os efeitos in vitro dos extratos metanólico e aquoso dos frutos e das folhas de Prosopis juliflora (Sw) D.C. (algaroba), respectivamente, sobre cultivos de larvas de nematódeos gastrintestinais de caprinos. Seis concentrações do extrato metanólico (724,5; 557,3; 428,7; 329,8; 253,7; 195,1mg/mL) e uma concentração do extrato aquoso (110 mg/mL) foram utilizadas para o tratamento dos cultivos de larvas, realizados em triplicata. Como controle positivo e negativo foram utilizadas doramectina e água destilada, respectivamente. Os resultados revelaram uma redução superior a 90% do número de larvas infectantes para os diferentes gêneros, nas concentrações de 724,5 a 253,7 mg/mL para o extrato metanólico e baixo percentual de redução (59,87%) para o extrato aquoso, demonstrando que,apenas o extrato metanólico da algaroba apresentou efeito no tratamento in vitro de nematódeos gastrintestinais de caprinos.PALAVRAS-CHAVE: Anti-helmíntico; Caprinos; Prosopis juliflora.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2011-09-29
Como Citar
BATATINHA, M. J. M.; ALMEIDA, G. N.; DOMINGUES, L. F.; SIMAS, M. M. dos . S.; BOTURA, M. B.; DA CRUZ, A. C. F. G.; DE ALMEIDA, M. A. O. EFEITOS DOS EXTRATOS AQUOSO E METANÓLICO DE ALGAROBA SOBRE CULTURAS DE LARVAS DE NEMATÓDEOS GASTRINTESTINAIS DE CAPRINOS. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 12, n. 3, p. 514–519, 2011. DOI: 10.5216/cab.v12i3.3653. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/3653. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
Medicina Veterinária
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).